Câmara Municipal de São Miguel rebate acusações do PAICV sobre investimentos agrícolas e segurança das barragens

Inicio | Política
Câmara Municipal de São Miguel rebate acusações do PAICV sobre investimentos agrícolas e segurança das barragens
14/05/25 - 03:38 pm

Calheta, 14 Mai (Inforpress) –  A Câmara Municipal de São Miguel esclareceu hoje que as acusações feitas pela Comissão Política Regional (CPR) do PAICV, em Santiago Norte, relativas à suposta ausência de investimentos municipais no sector agrícola, são “falsas e infundadas”. 

Numa conferência de imprensa, o vereador responsável pelo pelouro da Água, Agricultura e Pecuária, Francisco Cabral, reagiu às declarações de Adosindo Furtado que falou enquanto porta-voz da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), em Santiago Norte, no passado dia 12 de Maio, que solicitou ao Governo e à Câmara a mobilização de recursos para a manutenção de barragens e a criação de incentivos aos agricultores.

Segundo o vereador, as informações divulgadas pela CPR do PAICV não condizem com a realidade e destacou que o município tem promovido acções concretas para o desenvolvimento agrícola local.

“Com o início do programa de subvenções, mais de 120 agricultores já beneficiam, directamente, de 50 por cento (%) de apoio, estando actualmente em produção. Além disso, 18 mulheres de Hortelã e da ribeira de São Miguel receberam equipamentos financiados a 100%”, explicou.

O autarca destacou ainda que, no sector, há um forte crescimento, com pedidos de apoio na bacia de Flamengos, onde só em 2025, 23 agricultores já possuem sistemas de irrigação gota-a-gota instalados e outros 40 aguardam os trâmites legais do processo.

Igualmente, ressaltou que a Câmara Municipal de São Miguel também mantém um gabinete dedicado ao cadastro de agricultores, que realiza atendimentos presenciais e visitas às parcelas agrícolas, acções estas que, segundo o mesmo, “demonstram o compromisso do município com o desenvolvimento agrícola”, contrastando com o que chamou de “desorientação e problemas internos” do PAICV.

Sobre a segurança das barragens, o vereador relembrou que a barragem de Flamengos foi construída durante o Governo do PAICV, questionando a fiscalização na época, pois, conforme avançou o material utilizado não é o adequado para esta área.

Entretanto, afirmou que a autarquia está a investir na manutenção da barragem de Flamengos, informando que já há um orçamento destinado para reforçar a segurança e a protecção do local, garantindo mais seguranças aos transeuntes.

Ainda na questão da água, Cabral destacou as intervenções realizadas pela câmara municipal para reabilitar e ampliar o sistema de abastecimento na região.

O vereador concluiu criticando a postura de certos sectores políticos que, segundo ele, parecem estar afastados da realidade local.

“Temos mais de 120 agricultores beneficiados na Ribeira de Principal, desde 2021, e mais de 30 na Ribeira de Flamengos com processos em andamento desde Janeiro de 2025”, salientou Cabral, adiantando que a autarquia tem consentido esforço diário para “modernizar e fortalecer o sector agrícola, em parceria com o Governo e demais parceiros, para transformar São Miguel num município cada vez mais atractivo”.

A câmara municipal reafirmou igualmente o seu compromisso de continuar apoiando o sector agrícola de São Miguel, promovendo acções que visem o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores locais.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar