Câmara da Praia e Banco de Sangue com campanha de doação de funcionários da autarquia

Inicio | Cooperação
Câmara da Praia e Banco de Sangue com campanha de doação de funcionários da autarquia
01/04/25 - 12:35 pm

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto, realizou hoje uma campanha de doação de sangue, integrada na semana da saúde e promoção da cultura da doação voluntária.

A acção, realizada nas instalações dos Paços do Concelho, no Platô, em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto, busca engajar os funcionários da autarquia na doação e sensibilizar a comunidade sobre a importância do gesto.

Segundo a vereadora de Acção Social, Reinserção Social, Saúde e Género, Suely Carvalho, a campanha tem como objectivo ampliar o número de doadores e fortalecer a cultura da solidariedade.

A campanha tem como tema ‘O bem-estar em acção’, porque, segundo a mesma fonte, entende-se que cada um, enquanto cidadão, “tem o dever cívico de contribuir para a saúde colectiva”.

A Semana da Saúde, promovida anualmente pela autarquia capitalina, é uma iniciativa voltada para o bem-estar dos colaboradores e da comunidade.

Este ano, além da doação de sangue, a programação inclui sessões informativas sobre a importância da doação e esclarecimento de dúvidas.

“Já temos cerca de 20 funcionários inscritos, mas o número de doadores está a superar as expectativas, podendo chegar a 40 participantes”, afirmou a vereadora.

A parceria com o Banco de Sangue permite não apenas a doação, mas também a conscientização sobre a necessidade contínua de doadores.

“Queremos crescer essa cultura para além da câmara municipal. O sangue doado pode salvar vidas de doentes crónicos, pessoas em tratamento de hemodiálise ou vítimas de acidentes”, explicou Suely Carvalho.

A funcionária da Câmara Municipal da Praia Viviana Teixeira, que é doadora desde 2004, quando tinha 19 anos, por seu lado, afirmou que escolheu doar sangue porque essa é uma forma de salvar vidas. 

"Sou doadora desde 2004, escolhi doar sangue porque doar sangue significa salvar vidas, sempre que o Hospital Agostinho Neto me chama para doar, eu atendo ao pedido”, afirmou. 

“Hoje estou aqui com os meus colegas para incentivá-los a doar também, pois esse é um acto normal e que salva vidas", finalizou Viviana Teixeira.

CG/SR//AA

Inforpress Fim

Partilhar