
Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) - A Câmara Municipal da Praia, através da Direção de Empreendedorismo e Inovação, assinou hoje contrato de financiamento com 22 empreendedores selecionados no âmbito da IIª Edição do Projeto Praia Empreende, orçado em 10 mil contos.
O projecto destina-se a promover, capacitar e apoiar jovens na criação e arranque dos seus projectos e ideias de negócios, e cobrem áreas de fomento ao empreendedorismo, a serem realizados e/ou implementados no município da Praia.
Abrange áreas como energias renováveis, turismo e restauração, prestação de serviços, novas tecnologias de informação e comunicação, comércio e venda, agricultura e pecuária, produção, transformação e fabrico.
Segundo o diretor do Empreendedorismo e Inovação, Carlos Barros, nesta segunda edição foram selecionadas 22 empresas, beneficiando 42 jovens, para quem, mais do que financiamento, o Projecto Praia Empreende é um compromisso da autarquia com o futuro dos jovens.
Em declarações à imprensa, o beneficiário Fredilson Cardoso, mentor do projecto Centro de Comunicação Acessível e Digital (CAD), louvou a iniciativa da autarquia, afirmando que, enquanto deficiente visual, ele e o irmão vão formar outros jovens com deficiência com formação na escrita Braille, informática adaptado e música.
“Agradeço o financiamento da câmara, porque lutamos todos os dias pela inclusão de pessoas com deficiência visual, e hoje a câmara fez a sua parte, ajudando-nos a promover a inclusão social”, disse.
Na mesma linha, a beneficiária Aysha Varela agradeceu o apoio concedido e apelou a autarquia a continuar a ajudar os jovens empreendedores do município que muitas vezes enfrentam dificuldades, como aquisição de materiais de trabalho.
“Com a minha empresa Belas Artes, Arte e Costura, o primeiro passo é adquirir máquinas profissionais, porque o meu objectivo é ter um trabalho perfeito, e para isso preciso de uma máquina profissional”, afirmou.
Acrescentou que com este apoio prevê empregar outras pessoas, sobretudo mulheres, para ajudá-las na sua luta diária.
Nesta segunda edição o programa foi financiado apenas com orçamento da Câmara Municipal da Praia, enquanto que na primeira edição o programa beneficiou 29 empresas com o financiamento a volta de 12 mil contos, sendo oito garantidos pela autarquia e quatro pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar