Calheta São Martinho: Investigadora destaca importância da hidrobase da Aéropostale na história global

Inicio | Cultura
Calheta São Martinho: Investigadora destaca importância da hidrobase da Aéropostale na história global
21/04/25 - 03:38 pm

Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) – Gertrudes Oliveira, investigadora da Universidade Jean Piaget, destacou hoje a importância histórica da hidrobase da Aéropostale, em Calheta de São Martinho, como expressão da participação do país na história global, defendendo investimento na recuperação e valorização do espaço.

“A importância histórica deste sítio é a participação de Cabo Verde na história global”, referiu Gertrudes Oliveira, em declarações aos jornalistas, depois da visita do Presidente da República à histórica hidrobase da Aéropostale, em Calheta de São Martinho, município da Ribeira Grande de Santiago.

Para a docente, a localização estratégica de Cabo Verde foi determinante em momentos-chave da história da humanidade, desde a navegação transatlântica até ao surgimento da aviação civil.

Explicou que Cabo Verde desempenhou um “papel crucial” como ponto de escala e apoio, e, em 1927, a Calheta de São Martinho foi escolhida para integrar o projecto Aeropostal, com o objectivo de transportar correspondência entre a França e os seus territórios ultramarinos.

Avançou que, em 2017, no âmbito da comemoração dos 90 anos do projecto, foi elaborada uma exposição sobre o tema, que agora necessita de actualização e aprofundamento, com mais investigação documental e estudo comparado com experiências de outras cidades envolvidas, em Senegal e França.

Segundo a investigadora, a recuperação da hidrobase deve ser acompanhada de uma estratégia integrada que envolva as autoridades locais e não só.

Para Gertrudes Oliveira, é preciso sair do papel e implementar os projectos que já foram pensados, sendo que há necessidade de melhorar o acesso à zona e transformar o local num ponto de atracção turística e de estudo, articulado com a Cidade da Praia e a Cidade Velha.

A docente considera ainda que o sítio, já classificado como património municipal da Cidade Velha, poderia ambicionar uma classificação como património nacional, devido ao seu valor histórico.

Além disso, destacou a importância de investir na investigação arqueológica marítima, já que existem relatos de destroços de navios na área que podem enriquecer ainda mais o conhecimento sobre o local e não só.

A mesma fonte reforçou também a ideia de que este património não deve apenas ser preservado, mas também dinamizado, promovendo o turismo cultural e científico, e envolvendo as novas gerações na valorização da história cabo-verdiana.

A hidrobase da Aéropostale, em Calheta, São Martinho, funcionou como estação de rádio para os aviões que conectavam a Europa, África e América até o ano de 1933.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar