Cabo Verde lança Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária para melhorar qualidade e o acesso à educação Infantil

Inicio | Sociedade
Cabo Verde lança Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária para melhorar qualidade e o acesso à educação Infantil
21/10/24 - 04:05 pm

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) O Ministério de Educação lançou hoje, na Praia, o Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária(PAREP) em Cabo Verde, orçado em 5 milhões de dólares, para melhorar a qualidade e o acesso à educação infantil em Cabo Verde.

Este programa é financiado e apoiado tecnicamente pela Parceria Mundial para a Educação (Global Partnership for Education (GPE), através do UNICEF em Cabo Verde.

O representante da UNICEF em Cabo Verde, David Matern, explicou que o lançamento do programa visa a universalização da educação pré-escolar, a inclusão e a qualidade das aprendizagens no primeiro ciclo do ensino básico obrigatório em Cabo Verde.

O responsável adiantou, no entanto, que a universalização de um pré-escolar inclusivo e de qualidade em Cabo Verde engloba diversos desafios.

“Um dos principais desafios é a disparidade no acesso a instituições com oferta educativa adequada, especialmente em comunidades vulneráveis”, apontou.

Sublinhando que muitas vezes as famílias que habitam nas zonas rurais não têm opções que atendam às necessidades de seus filhos, David Matern afirmou que tais situações geram ciclos de desigualdade.

Acrescentou que o outro desafio tem a ver com o facto de que vários profissionais do pré-escolar não ter a preparação adequada para lidar com a diversidade das crianças nos jardins.

“Recordo que, actualmente, apenas 30% dos profissionais intervenientes no pré-escolar possuem o perfil adequado para tal”, referiu.

Disse ainda que quando se proporciona uma educação de qualidade no pré-escolar, garante-se que as crianças cheguem ao ensino básico com uma base sólida.

Nesta óptica, segundo o representante da UNICEF, a reforma do pré-escolar deve ser vista como um passo fundamental na melhoria da qualidade do sistema educativo em Cabo Verde.

Por sua vez, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, ressaltou o compromisso do Governo em criar estratégias para uma educação inclusiva e de qualidade em linha com os objectivos de desenvolvimento sustentável e as diretrizes do Plano Estratégico de Educação e Ensino Superior para o período 2022-2026.

“Reconhecemos que temos pela frente o desafio da reestruturação do ensino pré-escolar numa perspectiva da universalização de acesso, da qualificação dos processos pedagógicos, da eliminação das barreiras de acesso e da correção das disparidades territoriais e sociais”, disse.

O ministro afirmou ainda que já estão a trabalhar para eliminar esse desafio para que todas as crianças possam frequentar os jardins de infância e realizar plenamente as aprendizagens previstas para o pré-escolar, de preparação para o ingresso no ensino básico obrigatório

O Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde - Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Obrigatório insere-se no contexto das reformas educacionais que visam melhorar a qualidade e o acesso à educação na primeira infância em Cabo Verde.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar