Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos, sustentou hoje, no encerramento do programa de formação em investigação e inteligência contra a dopagem, que Cabo Verde avança de forma pioneira em África na luta contra a dopagem.
A formação reuniu inspectores da Polícia Judiciária, agentes da Polícia Nacional, profissionais das alfândegas e farmacêuticos, e contou com a presença do presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) que veio acompanhar de perto o desenvolvimento da iniciativa.
Segundo Emanuel Passos, a iniciativa representa um “marco pioneiro em África” e reforça o papel de Cabo Verde como referência continental no combate à dopagem.
“O nosso sonho de ser referência em África estava de acordo com a nossa realidade. Estamos a criar todas as condições para limitar o acesso a substâncias e métodos proibidos em Cabo Verde”, explicou.
O responsável evidenciou que a Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV) tem apostado, não apenas no controlo, mas também, na educação e prevenção através de campanhas em escolas, “spots” publicitários na televisão, plataformas digitais e redes sociais.
“Hoje, os atletas já aceitam as regras e são as próprias associações e equipas que procuram a ONAD-CV para esclarecimentos. Este é um resultado do trabalho incansável da nossa equipa”, disse.
O ministro do Desporto, Carlos Monteiro, por sua vez, sublinhou que a escolha de Cabo Verde pela AMA para a visita oficial é um reconhecimento internacional.
“Tudo o que se faz aqui no combate à dopagem deixa confortável a Agência Mundial. Escolher Cabo Verde para esta agenda internacional é um sinal claro de reconhecimento”, afirmou.
O governante acrescentou que, para além do orçamento do Estado, é essencial mobilizar recursos internacionais para manter o ritmo de crescimento da ONAD-CV.
O responsável explicou que os conhecimentos adquiridos pelos técnicos serão aplicados internamente e poderão ser usados em cooperação com outras organizações antidopagem na sub-região e no continente africano, fortalecendo a capacidade investigativa e de inteligência da instituição.
O programa, hoje encerrado, marca a criação oficial do gabinete de investigação e inteligência da ONAD-CV, considerado pela AMA como um projecto pioneiro no continente africano.
A formação especializada coloca Cabo Verde na vanguarda da luta antidopagem, preparando profissionais para actuar de forma coordenada e eficaz no controlo de substâncias e métodos proibidos no desporto.
KA/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar