Nova Sintra, 06 Dez (Inforpress) – O técnico da Associação Biflores Carlos Bango anunciou hoje que o grupo vai participar na Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde (Urdi) 2024, a decorrer em São Vicente, de 11 a 15 do corrente mês.
Em declarações à Inforpress, Carlos Bango adiantou que a associação vai apresentar as suas peças artesanais, mas também a filosofia de conservação onde podem ser criadas oportunidades de desenvolvimento da comunidade.
Bango considerou que o lema deste ano, “a (re)interpretação da matéria”, encaixa-se perfeitamente na filosofia do grupo e, também, vai ao encontro do objectivo da conservação que é um meio ambiente mais saudável, em diferentes aspectos e elimina a quantidade do resíduo que existe actualmente.
“Nós fazemos o aproveitamento da matéria prima que temos disponível e temos alguns materiais vegetais provenientes de algumas espécies invasoras que hoje são problemáticos, nomeadamente a Lantana Camara e Acácia que tem invadido áreas agrícolas, de pastoreio e o ecossistema terreste”, disse Carlos Bango.
Aquele técnico sublinhou que, neste projecto, estão a desenvolver iniciativas que trazem benefícios para a comunidade, através da criação de actividades geradoras de rendimento, mas também, fazendo um combate, frente a frente, com a problemática das espécies invasoras que foram introduzidas, mas que não tiveram uma gestão eficiente.
A Urdi 2024 é uma edição que, conforme o Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD), convida a todos a olharem para as várias possibilidades à disposição do universo ilhéu, explorando através da arte e dos saberes endógenos os recursos e a matéria-prima disponível.
DM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar