Boxe: Pugilistas dizem-se preparados para trazer mais um nacional para São Vicente

Inicio | Desporto
Boxe: Pugilistas dizem-se preparados para trazer mais um nacional para São Vicente
07/10/25 - 05:36 pm

Mindelo, 07 Out (Inforpress) – Os pugilistas do boxe que vão representar São Vicente no campeonato nacional, que acontece na cidade da Praia de 10 a 12, dizem-se preparados para trazer mais um título que lhes foge há seis anos.

E é desta forma que os 15 atletas, 11 masculinos e quatro femininos, encaram mais este torneio nacional, que deveria ser realizado em Agosto, no Mindelo, mas que foi adiado e mudado de lugar devido aos constrangimentos causados pela tempestade Erin na ilha.

Mesmo assim, o treinador José Gomes assegurou que a equipa está bem preparada em termos técnicos, tácticos e psicológicos, diferente do ano passado em que por “pressões psicológicas” conseguiram somente o segundo lugar.

Tal se deve, segundo a mesma fonte, a mais tempo de preparação nas diferentes categorias e por terem ao dispor os melhores que se destacaram no campeonato regional e noutras competições realizadas durante a época.

Entre estes, está Davilson Morais, pugilista olímpico internacional, que coloca como objectivo dar o melhor para representar São Vicente e mostrar a evolução do boxe.

“Estamos bem focados para mostrar que São Vicente tem grandes pugilistas”, asseverou, convicto de que os atletas seleccionados estão preparados para dar resposta.

Davilson Morais ressaltou o facto de terem muitos jovens na equipa, mas a quem, sublinhou, estão a tentar incutir a energia positiva, essencial para se atingir os objectivos.

Já do lado feminino, a tetracampeã nacional, Eliziane Santos, disse sentir-se com mais mural por ter mais três colegas a competir, já que nos últimos anos tem ido sozinha aos campeonatos nacionais.

“Queremos dar o nosso melhor e mostrar que o boxe feminino tem potencial para ir mais além”, garantiu Eliziane Santos, que espera trazer o título de pentacampeã.

Um propósito também sublinhado pelo presidente da Associação Regional de Boxe de São Vicente, Valdo Reis, que frisou que as chuvas afectaram todas as áreas, e o boxe não ficou de fora, e impediram a ilha de acolher a prova nacional.

Contudo, o “maior constrangimento” apontado pela mesma fonte foi na dificuldade em reunir todos os atletas no mesmo espaço, devido à indisponibilidade no horário de trabalho.

Por outro lado, acrescentou, a associação não tem tido recursos para oferecer, por exemplo, uma alimentação pós-treino.

“Os recursos são poucos e não temos a quem recorrer”, lamentou Valdo Reis, revelando a sua impotência perante situações de vários atletas que “dão tudo nos treinos e depois chegam em casa e não têm um jantar para comer”.

Dificuldades à parte, o presidente da associação acredita que São Vicente, com último nacional ganho em 2019, tem condições de trazer para casa o campeonato, “desde que não haja situações obscuras relativamente à arbitragem”.

O campeonato nacional de Boxe acontece, na cidade da Praia, de 10 a 12 deste mês.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar