Sal Rei, 04 Out (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) anunciou hoje que o concurso público para a concessão do edifício da antiga Finanças da Boa Vista, localizado em Sal-Rei, vai decorrer até 11 de Novembro de 2024.
Segundo a publicação feita pelo IPC na sua página de Facebook, trata-se do primeiro concurso do Programa de Reconversão Patrimonial – REAPE, que visa a reabilitação e exploração turística dos imóveis patrimoniais do Estado.
De acordo com a mesma fonte, o objectivo deste programa é a valorização e reaproveitamento de edifícios do Estado, integrando-os nas dinâmicas turísticas e socioculturais das regiões onde se localizam, promovendo a preservação do património e estimulando o desenvolvimento económico local.
O edifício em concurso foi construído na primeira metade do século XIX, e é um dos cerca de 20 imóveis patrimoniais transferidos pelo Ministério das Finanças, através da Direcção do Património do Estado, para o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, sob a gestão do IPC.
O concurso decorre em duas fases, sendo que na primeira os interessados podem solicitar os documentos necessários ao email nospatrimonio@gmail.com, através do site www.reconversao.cv, ou presencialmente na sede do IPC, situada no Largo Cidade do Funchal-Achada Santo António, Praia.
Na segunda fase, as propostas devem ser redigidas em português e submetidas até às 23:59 do dia 11 de Novembro de 2024, respeitando o prazo de 60 dias após a publicação do anúncio.
“O Programa REAPE é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde que visa a reconversão turística e cultural de edifícios públicos, estimulando investimentos que permitam revitalizar o património histórico do país e, ao mesmo tempo, contribuir para a dinamização económica e a atracção de visitantes”, cita a fonte.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar