Boa Vista encerra IV edição da Semana da Morna com o Festival de Mornas

Inicio | Cultura
Boa Vista encerra IV edição da Semana da Morna com o Festival de Mornas
29/09/24 - 02:09 pm

Sal Rei, 29 Set (Inforpress) – A IV edição da Semana da Morna na Boa Vista foi encerrada no sábado, 28, com o Festival de Mornas que este ano aconteceu no largo de Cá Gadji e contou com a atuação de 19 artistas.

O evento tradicionalmente tem como palco a Praia d’Diante e inicialmente estava previsto para ser realizado na sexta-feira 27, Dia Municipal da Morna, mas por causa das previsões de chuva foi adiado e realizado no sábado 28.

De acordo com a câmara municipal, que organizou o evento em parceria com a Associação dos Músicos da Boa Vista, a decisão foi tomada para acautelar a segurança do público, dos artistas, equipamentos e ainda garantir que o Dia Municipal da Morna, “o género mais importante de Cabo Verde”, fosse celebrado.

A vereadora da Cultura, Nádia Santos, fez um balanço positivo do evento que, segundo a mesma, trouxe “excelentes artistas”, levou a morna às escolas, à comunidade e ruas de Sal Rei, homenageou Amílcar Cabral, privilegiou compositores locais e homenageou três “grandes artistas” da Boa Vista.

Um dos momentos altos da noite foi a entrega de estatuetas e presentes aos três homenageados da IV edição da Semana da Morna, Gabriela Estrela, conhecida como Gaby Estrela, Erineu Morais (Neneu) e Rolando da Graça (Djugan).

A cantora Gaby Estrela disse que o sentimento era de “muita emoção” e que se sentiu “grata” pelo momento junto ao seu povo da Boa Vista por tudo o que tem feito e passou ao longo dos 40 anos de carreira.

Destacou a sua ida ao exterior, França e Bélgica, graças a câmara municipal

A mesma disse sentir-se “feliz e quase realizada”, pois ainda falta concretizar o sonho de gravar um CD a solo com músicas tradicionais da Boa Vista, mornas galopadas dos compositores antigos.

O guitarrista Neneu, que se considera um homem de “poucas palavras”, disse que com “49 anos nessa brincadeira” já era de se esperar isso a qualquer hora, pelo que ficou “muito contente mesmo” e agradeceu a todos.

No seu percurso como músico destacou os CD gravados com Cacá, Djalunga e Cesária Évora, e em relação a Cize disse sentir-se “muito satisfeito” por ter sido escolhido para cantar com ela entre “milhões de pessoas”.

Para o músico Djugan foi “gratificante”, pois a melhor forma de reconhecer alguém é fazê-lo enquanto estiver vivo e mais que uma homenagem considera que foi um reconhecimento pelo seu contributo.

O mesmo disse sentir que ainda tem muito para dar a Boa Vista e Cabo Verde, e partilhar com as pessoas e apoiar jovens artistas como tem feito.

Além dos homenageados entre os artistas locais e convidados estiveram nomes como Pedro Magala, Diva Barros, Itó, Bretânia, João Eugenio, Cindy Brito e Boni, entre outros  

O público revelou satisfação com o evento e compressão com a mudança do dia e local do certame.

Entretanto, houve quem reclamasse do atraso para o início das atuações alegando ser “cansativo” para quem assiste.

Diva Barros encerrou a IV edição da Semana da Morna da Boa Vista que este ano realizou-se sob o  lema “Valoriza a nossa morna”

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar