Sal Rei, 18 Out (Inforpress) – A Escola Secundária de Sal Rei, na Boa Vista, apresentou o videoclipe “Odja Mar” em debate com alunos e artistas sobre mudanças climáticas, no âmbito das celebrações do dia de Acção da Juventude para Adaptação Climática.
O evento serviu para partilha de ideias, através da Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), e contou com a participação dos artistas Ga da Lomba, Kumba e Arley Lopes, que participaram no videoclipe “Odja Mar” sobre mudanças climáticas, produzido na ilha em Agosto.
Durante o evento, os artistas conversaram com os alunos sobre as mudanças climáticas, suas consequências e os comportamentos que cada um pode adotar para proteger o meio ambiente, mas também falaram do processo de produção do videoclipe e da importância da mensagem que o mesmo transmite.
Os artistas Arley Silva e Kumba destacaram a “mensagem forte” do videoclipe e a importância de levar aos alunos mensagens e conhecimentos precisos no dia-a-dia quanto à proteção do planeta, uma preocupação universal, quando na Boa Vista “os sinais estão bem claros”.
Ambos concordam que tendo em conta que atualmente a maioria das pessoas estão conectadas, a mensagem da música apresentada em videoclipe tem uma maior penetração na comunidade, o que pode ajudar na mudança de comportamento.
O activista e presidente da Associação Voluntária de Boa Esperança, Celestino de Pina, que assistiu o evento, destacou a importância do mesmo para levar conhecimento aos alunos e a mudança da mente, daí apelar para que os mais novos tomem esse ramo para mudar a situação.
Segundo a aluna Deviline Silva, 14 anos, o tema tratado foi “muito importante” para se evitar a poluição do ambiente e comportamentos como não lançar lixo ao chão, evitar plásticos e reutilizar, de forma a evitar a poluição do mar, por exemplo.
A celebração do dia de Ação da Juventude para a Adaptação Climática, celebrado a 12 de Outubro, é um evento global que visa capacitar jovens de mais de 100 países para lidar com as mudanças climáticas.
São fornecidas plataformas para os jovens compartilharem ideias, mostrarem soluções e agirem para ajudar as comunidades a se adaptarem aos impactos climáticos.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar