Boa Vista: Câmara municipal marca Dia Mundial do Turismo com workshop

Inicio | Economia
Boa Vista: Câmara municipal marca Dia Mundial do Turismo com workshop
27/09/24 - 09:54 pm

Sal Rei, 27 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista marcou hoje o Dia Mundial do Turismo com a realização de um “workshop” sobre “Liderança e Empreendedorismo” destinado às mulheres do Projecto Home Stay e empreendedores turísticos rurais.

Em declarações à Inforpress a vereadora do Turismo, Nádia Santos, indicou que o objectivo do workshop virado para o turismo rural foi dar ferramentas e estratégias para promover o turismo rural e dar continuidade ao projecto Home Stay, enquadrado na política da autarquia de apoio e incentivo a empreendedores turísticos rurais.

Isso porque, segundo a mesma, entendem que existe na Boa Vista um potencial para promover e para oferecer um turismo rural e de natureza, com que se pode conseguir partilhar aquilo que é genuíno, desde oferecer um prato tradicional a tirar leite de uma cabra, aspectos da cultura da ilha.

Nádia Santos ainda fez alusão ao lema escolhido pela ONU Turismo este ano “turismo e paz” e o próprio Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que o turismo de comunidade promove a paz, pelo que acredita que dentro da “nossa pequenez” está-se a fazer o que se espera globalmente que o turismo proporcione.

Segundo a formanda Maria da Luz, a formação foi muito boa, trouxe formas de como implementar o turismo rural, trabalhar em conjunto, formas de abordar clientes, inovação de negócios e, principalmente, o facto de haver necessidade de parceria entre o público e o privado.

Para Carlos Miguel, que trabalha com ecoturismo, o workshop trouxe algum conhecimento complementar para os que já tem experiência na área e algo de “bagagem” para os novos, no seu caso específico disse que serviu para identificar parcerias e conhecer quem está a trabalhar na área e também ferramentas para a gestão de recursos.

Maria Lúcia contemplada pelo projecto Home Stay, disse que a ideia de começar a receber alguns turistas na sua casa surgiu antes da pandemia, mas depois a coisa complicou pelo que está muito contente com a ajuda da câmara municipal e espera que as coisas melhorem pois tem outras ideias de projecto para ampliar o seu negócio.

Quanto ao projecto Home Stay (experiências turísticas em casas rurais), segundo Nádia Santos, foi iniciado na Zona Norte, actualmente envolve seis famílias, cinco habitações e um restaurante. As obras, “simples”, já estão praticamente concluídos.

MGL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar