Sal Rei, 27 Set (Inforpress) – O Centenário de Amílcar Cabral foi celebrado esta quinta-feira 26, com declamação de poesias da sua autoria ao ritmo da morna, no evento “Poesia e Morna Instrumental”, enquadrado na VI edição da Semana da Morna.Vista.
O evento para assinalar o centenário de Amílcar Cabral e da Semana da Morna 2024 aconteceu no Museu dos Náufragos de Sal Rei foi realizado pela câmara municipal, em colaboração com a Associação Regional dos Músicos da Boa Vista, e contou com a participação de artistas da ilha.
Segundo a directora de Cultura da autarquia, Leidy Barros, a coincidência das duas celebrações originou a ideia de juntar as “duas coisas”, poesia e morna instrumental, para homenagear a figura de Amílcar Cabral e celebrar a cultura cabo-verdiana com poesia ao som de música ambiente.
Para a mesma foi uma “ideia muito boa” e deu um toque além do especial à actividade.
A seguir ao momento “Poesia e Morna Instrumental” houve a concentração para a habitual Serenata da Semana da Morna que fez o percurso Museu dos Náufragos-Bom Sossego-Santa Barba-CAC, com uma paragem especial frente à casa do falecido “Nha Vão”, onde se entoou a morna “Fusquinha”, da sua autoria.
“Rabita” Morais, músico boa-vistense actualmente residente na cidade da Praia, que participou tanto da “Poesia e Morna Instrumental” como da Serenata, classificou de “excelente” as duas actividades, afirmando ter tido uma “sensação muito grande” por estar há muitos anos a viver na ilha de Santiago e veio expressamente para participar.
Nem a chuva que começou a cair durante a serenata fez os participantes desistir, aliás como disse Leidy Barros a Serenata foi abençoada pela “chuva amiga”, como diz o poema de Amílcar Cabral, declamado no evento.
A VI edição da Semana da Morna é realizada pela Câmara Municipal em parceria Associação dos Músicos da Boa Vista, sob o lema "Valoriza a Nossa Morna".
O evento cultural presta homenagem aos artistas Erineu Morais (Neneu), Gabriela Estrela (Gaby) e Rolando da Graça (Djugan), e termina hoje, Dia Municipal da Morna, com o Festival que vai ser realizado na praia de Diante.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar