Sal Rei, 18 Out (Inforpress) – A ilha Boa Vista celebrou hoje o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades com uma feira gastronómica, que incluía degustação de pratos típicos, artesanato, teatro e música ao vivo.
O evento, que foi organizado pela Câmara Municipal, teve lugar no Pátio do Centro de Arte e Cultura (CAC), onde foram expostas produções de peças artesanais, doces e queijos tradicionais.
Pelo meio, um menu de degustação de pratos típicos como a “catchupa k’butchada”, papa k’frisnot, gelado de camoca, acompanhados de música ao vivo, teatro, representando as tradições culturais e culinárias das diversas comunidades da ilha.
Segundo a vereadora da Cultura, Nádia Santos, não poderiam deixar o dia passar em branco visto que “Cabo Verde, no seu todo é um país rico a nível cultural”, e por isso quiseram demonstrar a particularidade da Boa Vista, uma "ilha de todos e para todos", desde música, gastronomia e artes.
Nádia Santos informou que para o evento de hoje quiseram apostar na gastronomia, e trazer aquilo que de melhor tem no menu dos pratos tradicionais, e outros produtos como o queijo tradicional, que, além de serem produtos culturais, também são produtos turísticos.
As actividades foram condimentadas com momentos musicais, não fosse a Boa Vista “uma ilha se músicos, tocadores e de compositores”, levando um pouco de tudo o que tem de mais ancestral ao pátio da CAC.
Tratando-se de “um dia importante para o país, para a ilha da Boa Vista, para os artistas e para todos aqueles que criam e fazem a cultura”, a vereadora aproveitou para deixar “uma palavra especial de carinho a todos os criadores e fazedores de arte, da cultura em geral”.
Este ano, 18 de Outubro, Dia da Cultura e das Comunidades, é celebrado sob o lema “Cultura, ponto de luz farol da diáspora”, que inclui vários eventos culturais, um pouco por todo país.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar