Sal Rei, 24 Set (Inforpress) – O povoado de Bofareira, localizado a dez quilómetros a leste da cidade de Sal Rei, foi o escolhido pela organização da VI edição da Semana da Morna para acolher na segunda-feira, 23, o concerto “Morna na Comunidade”.
Em declarações a Inforpress, a directora de Cultura da Câmara Municipal da Boa Vista, Leidy Barros, informou que “Morna na Comunidade” é uma atividade simples da programação da Semana da Morna que cada ano leva um pouco deste género musical a diferentes comunidades da ilha.
Momento musical, segundo a mesma fonte, em que se brinda aos moradores, também se promove o intercâmbio entre os artistas da zona e diferentes localidades.
Quem assistiu ao evento, como a cidadã conhecida como Preta, disse ter gostado e que não há que deixar a tradição da morna, que é da Boa Vista, morrer.
Pelo que, sintetizou, a câmara municipal deve fazer atividades do tipo mais vezes para incentivar os jovens a não deixarem a morna desaparecer porque “os mais velhos que cantam morna estão a morrer”, pelo que se deve “passar a tradição aos filhos e netos”.
Rolando da Graça, um dos homenageados deste ano na Semana da Morna, cantou no evento e considerou que para ele é um reconhecimento pelo que tem feito e o “pouco” que fez durante toda a vida musical até hoje, mas sempre compartilhou com as pessoas.
Pelo que fica muito contente as pessoas dizem que a homenagem é justa, o que significa muito para ele.
Além de Rolando da Graça, este ano também são homenageados Erineu Morais e Gabriela Estrela, uma forma de demonstrar publicamente o apreço e reconhecimento pelo tributo que têm prestado à cultura da Boa Vista e do país ao longo dos anos, de acordo com a autarquia.
O evento é realizado pela Associação dos Músicos da Boa Vista, em parceria câmara municipal, conta com atividades na Escola Secundária da Boa Vista, concertos em diferentes povoados e praias, workshop para músicos, poesia e serenata.
O evento é encerrado na sexta-feira, 27, na Praia d’Diante ,com o Festival de Mornas.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar