Sal Rei, 23 Set (Inforpress) – A pequena escritora Bianca Rocha, de 12 anos, está a preparar a sua estreia literária com o livro “Bia de Lulucha, férias no Algarve”, livro que começou a escrever quando tinha nove anos.
Em conversa com a Inforpress, Bianca Rocha contou que desde pequena a sua mãe lia histórias para ela antes de dormir, o que a transmitiu o gosto pela leitura, quando foi para escola aprendeu a ler e suas tias ao aperceberem-se desse gosto começaram a enviar-lhe muitos livros que ela lia em “instantes”.
Mas, segundo a pequena escritora, a ideia do livro “Bia de Lulucha, férias no Algarve” surgiu como um desafio após a mãe, Alzira Mosso, ter enviado à sua tia que vive em Portugal uma boneca de pano com o mesmo nome da música de Cesária Évora, “Bia de Lulucha”.
A tia gostou tanto da boneca que propôs enviar fotos de pontos turísticos de Portugal sempre com a “Bia de Lulucha” nelas, e a partir dessas fotos que enviava de praias, restaurantes, e vários lugares que visitava com a boneca, a Bianca criava uma história.
O livro infantil “Bia de Lulucha, férias no Algarve” está dividido em 15 capítulos que retratam pontos turísticos de Portugal que a boneca “visitou”, toda a jornada vivenciada e também partilha os sentimentos e emoções dessas aventuras.
Para a autora que nunca esteve em Portugal, é exactamente esse detalhe que torna o livro mais interessante pelo facto de ter podido imaginar-se “dentro de” sem nunca ter estado lá, e confessou que o seu capítulo preferido é o do “Candy Beach”, por tratar-se de uma praia rosa ficou a imaginar como fazem para areia ser rosa e isso despertou o seu interesse.
Tanto a mãe como a autora informaram que já estão articulando com a Câmara Municipal da Boa Vista, pelo que o livro vai ser lançado brevemente.
Bianca Rocha, que é aluna do Agrupamento 1 - Escola Nova de Sal-Rei, foi vencedora do Concurso Nacional de Livro e Leitura do 2º ciclo em Junho de 2023.
MGL/ZS
Inforpress/Fim.
Partilhar