Sal Rei, 04 Jul (Inforpress) – A sessão solene comemorativa do Dia do Município da Boa Vista, assinalado hoje, foi marcada pelo forte apelo à união e trabalho conjunto de todos, para o desenvolvimento da ilha, e pela ausência de representantes do Governo central.
Durante a sessão solene Comemorativa que teve lugar no Auditório Luís Rendall do Centro de Artes e Cultura de Sal Rei, houve uma convergência nas mensagens dos discursos, contudo, o evento foi marcado pela ausência de representantes do Governo central, que gerou alguma perplexidade e desapontamento dos presentes no recinto.
Em seu discurso, a presidente da Assembleia Municipal da Boa Vista, Marízia Lima, sublinhou a importância de trabalhar de mãos dadas com o Governo, os empresários e os amigos da cooperação internacional.
Na mesma linha, a líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD), Miriam Livramento, destacou que “Bubista” precisa de todos, do poder central, do poder local, da sociedade civil, das comunidades imigradas, das empresas, dos jovens e dos menos jovens que vivem na ilha.
Por sua vez, Bernardina Gomes, líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), reforçou que "o futuro da Boa Vista não está apenas nas mãos de quem governa”, mas também na força de cada um.
Os discursos, embora distintos nas abordagens, convergiram na ideia de que "mais do que discursos bonitos, o que transforma o mundo são palavras ditas com verdade e seguidas de acção", como pontuou Miriam Livramento.
A requalificação de infra-estruturas, o fomento do turismo sustentável, a melhoria das condições de vida e a valorização do capital humano foram alguns dos pontos consensuais apresentados como prioridades para o futuro da ilha.
A falta de um representante governamental, quer presencial quer online, foi comunicada aos presentes através da leitura do extrato de um e-mail recebido pela organização, informando que, após "muita insistência", a resposta do Governo chegou apenas na quinta-feira, por volta das 13:00, sem qualquer mensagem de felicitação, justificando a ausência, dizendo que a "indisponibilidade de lugares nos voos para a Boa Vista inviabiliza a presença do respectivo representante do Governo".
Ainda assim, na sessão solene do Dia do Município da Boa Vista reiterou-se o compromisso de todos os boavistenses em construir um futuro próspero e digno para a ilha, assente na união e na morabeza local.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar