Boa Vista acolhe formação de instrutores de kitesurf com certificação internacional IKO

Inicio | Desporto
Boa Vista acolhe formação de instrutores de kitesurf com certificação internacional IKO
22/10/25 - 12:50 pm

Sal Rei, 22 Out (Inforpress) – Boa Vista acolhe a partir de hoje uma formação de assistente e instrutor profissional de kitesurf nível 1, certificada pela Organização Internacional de Kiteboarding (IKO, sigla inglesa), para elevar o nível profissional, reforçar o turismo e Economia Azul.

A iniciativa é promovida pela empresa Nautics CV, no âmbito do projeto “Downwind CV”, em parceria com a Associação Regional dos Desportos Náuticos Françoy Guy.

Conta com o apoio estratégico de entidades governamentais como o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), o Instituto do Turismo de Cabo Verde e a Escola do Mar (Emar).

O principal objectivo da formação, certificada pela IKO, é elevar o nível técnico e profissional dos instrutores e praticantes de kitesurf que operam na ilha, para a dinamização dos desportos náuticos e o turismo sustentável no país.

De acordo uma nota de imprensa enviada à Inforpress, a cerimónia de abertura do curso, no Kite Kriol, em Sal-Rei, está marcada para as 16:30 e será presidida pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.

O painel de abertura contará ainda com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, do promotor do evento e do Projeto Nautics CV, Sanny Fonseca, do surfista e empresário no sector dos Desportos Náuticos e Turismo, Mitú Monteiro, e do examinador da IKO Daniele Olivieri.

Os formandos serão dotados de competências pedagógicas, consciência ambiental e domínio das normas internacionais de segurança. 

A organização informou que a certificação IKO é reconhecida internacionalmente e garante “maior qualificação e competitividade” aos profissionais cabo-verdianos.

Esta iniciativa enquadra-se na aposta do Governo e dos seus parceiros no desenvolvimento da Economia Azul e na valorização dos profissionais do setor marítimo e desportivo.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar