Biólogo chama atenção para protecção da flora nativa em Cabo Verde  

Inicio | Ambiente
Biólogo chama atenção para protecção da flora nativa em Cabo Verde  
04/10/24 - 12:28 pm

Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O biólogo especializado em gestão de recursos naturais Isildo Gomes exortou quinta-feira a uma maior atenção com a preservação da flora nativa, sobretudo no contexto das mudanças climáticas.

Isildo Gomes falava à Inforpress, no âmbito do debate sobre alterações climáticas, que aconteceu na cidade da Praia, envolvendo especialistas locais e internacionais.

O biólogo explicou que estas plantas, desde os primeiros tempos, aguentarem todos os episódios de seca e os eventos extremos, por serem espécies que adaptam as mudanças.

Frisou ainda que são espécies com enorme importância nos ecossistemas, na alimentação humana, mesmo na parte cultural, devido a sua resistência à seca.

“Tivemos vários projectos, principalmente o Projecto Reforça e Vida, que estavam a restabelecer ecossistemas degradados, que foram feitos com plantas endémicas, porque é notória a sua importância no quesito de estar mais adaptadas ao nosso ecossistema”, realçou.

Conforme Isildo Gomes, muitas plantas nativas que antes prosperavam em áreas húmidas agora estão lutando para sobreviver à crescente aridez.

“Estamos assistindo à penetração da seca nas zonas que eram classificadas como húmidas, e isso tem gerado uma pressão significativa sobre várias espécies, que, mesmo sem a intervenção humana, começam a estar sob a pressão do clima e da própria seca”, esclareceu.

O biólogo referiu sobre o impacto das mudanças climáticas em Cabo Verde, apontando a sua visibilidade em locais como a Serra da Malagueta, na ilha de Santiago, e o Pico da Cruz, em Santo Antão.

 “Os valores pluviométricos têm sido cada vez menores nas áreas montanhosas, não são iguais aos de ontem, aos de há uns 10 ou até 30 anos”, acrescentou.

 Perante os desafios e as constatações, Isildo Gomes propôs a comunidade a exercer o seu papel nas iniciativas de conservação, pois segundo disse, a preocupação é entender o processo comportamental das mudanças climáticas.

Um outro facto apontado pelo biólogo tem a ver com a escassez de espécies, como o marmulano, tortolho e a língua de vaca, que antes eram abundantes.

Marmulano, Tortolho e Língua de Vaca são espécies endémicas de Cabo Verde encontradas em zonas semiáridas, sub-húmidas e húmidas, e avaliadas como “Quase Ameaçado na Lista Vermelha de Cabo Verde”.

JBR/PC//CP

Inforpress/Fim

Partilhar