Autárquicas 2024/São Salvador do Mundo: Candidato do PAICV denuncia tentativa de agressão por militantes do MpD

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Salvador do Mundo: Candidato do PAICV denuncia tentativa de agressão por militantes do MpD
25/11/24 - 02:26 pm

Achada Igreja, 25 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à Câmara Municipal de São Salvador do Mundo (Picos) denunciou hoje ter sido alvo de uma alegada tentativa de “agressão física” por parte de militantes do MpD durante acções de campanha eleitoral.

Segundo João Alberto de Barros, que vai estar durante todo o dia de hoje em Pico Freire para pedir “voto na mudança” em contacto porta-a-porta, o incidente ocorreu recentemente em Leitão Grande, tendo os apoiantes da candidatura adversária atacado a sua viatura.

“A candidatura adversária está nervosa, porque sabe que vai perder as eleições do dia 01 de Dezembro, e inclusive já começaram a agredir os nossos candidatos, tanto eu como Carlos Sena Júnior, candidato do PAICV para Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo”, denunciou, em declarações à Inforpress.

Além das tentativas de agressão física, denunciou ainda difamações e calúnias aos seus candidatos a vereadores, feitos alegadamente pelo próprio Ângelo Vaz, presidente cessante e candidato à sua própria sucessão.

O candidato condenou “veementemente” o acto, que classificou como uma afronta à democracia e à liberdade de expressão.

“A campanha eleitoral deve ser um espaço de debate de ideias, não de violência. Entendo que a democracia deve fluir e ser sadia. Temos que respeitar os candidatos adversários", afirmou o candidato, prometendo continuar a fazer uma campanha “limpa, sem difamações e inverdades”.

“Contrariamente ao adversário”, disse, assegurando que o que tem falado, não só as pessoas podem ver, como tem documentos que os podem provar, numa alusão ao desabamento do muro de protecção em Chão Rodrigues, cujas obras de reconstrução estão em curso.

Perante tudo isso, João Alberto de Barros pediu a mesma atitude da candidatura adversária, para que a campanha eleitoral seja feita com apresentação de propostas, e não com violências e difamações.

A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, nos Picos, anunciou que vai apresentar uma queixa-crime no Tribunal e uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Na corrida à presidência da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo concorrem João Alberto de Barros (PAICV) e Ângelo Vaz (MpD).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar