Cidade Velha, 25 Nov (Inforpress) - O candidato do PAICV à sua própria sucessão nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro, na Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, quer imprimir uma nova dinâmica a nível da cultura e movimentar a economia na localidade turística.
Satisfeito com o ritmo da campanha, destacando o envolvimento dos jovens na sua candidatura, Nelson Moreira que almeja mais um mandato para solidificar o que já começou, enquanto autarca do Município da Ribeira Grande, disse que uma das iniciativas a nível da cultura prende-se com a criação de uma agenda cultural, em que periodicamente se promove actividades culturais.
Entretanto, avançou que a autarquia que liderou tem promovido, por exemplo, eventos com talentos e batucadeiras locais, referindo, por outro lado, os festivais, aproveitando as potencialidades do município neste particular.
“Temos vários grupos de batucadeiras, vários talentos que vão surgindo, mas também para dinamizar o sítio histórico da Cidade Velha que é muito visitado, tanto por turistas como por nacionais. Por isso, pretendemos criar uma agenda cultural para dinamizar a cultura local, de modo a movimentar cada vez mais a Cidade Velha”, manifestou.
“Este projecto está em curso. Temos realizado várias feiras e festivais, nomeadamente Fest Moreia, feira de promoção de sabores e gastronomia local, exposições a nível de artes… no fundo é dar continuidade ao trabalho que temos desenvolvido”, mencionou.
Pretendendo mais um mandato para, conforme disse, consolidar o que já tem iniciado, Nelson Moreira, destacou, por outro lado, as festas de romaria e mini festivais de música para dar oportunidade e estimular os músicos e talentos locais.
Ainda a nível da cultura, o candidato do PAICV propõe na sua agenda camarária um projecto de capacitação de artistas e agentes culturais, promovendo oficinas e “eventos que democratizem” o acesso à cultura e incentivem a produção artística local.
“Neste momento o ponto forte da cultura local tem sido o batuque, mas temos várias outras manifestações culturais. Entretanto há necessidade de estabelecimento de uma agenda cultural para imprimir mais dinâmica na localidade turística, atrair as pessoas e movimentar a economia local”, reiterou.
Na Ribeira Grande de Santiago, concorrem ao cargo de presidente da câmara Nelson Moreira (PAICV), Domingos Veiga Mendes (MpD) e Cláudia Almeida (Independente).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
SC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar