Autárquicas 2024/Sal: Aldirley Gomes defende que a ilha pela empregabilidade que gera coloca habitação como prioridade

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Sal: Aldirley Gomes defende que a ilha pela empregabilidade que gera coloca habitação como prioridade
25/11/24 - 06:10 pm

Espargos, 25 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID às autárquicas de 01 de Dezembro, na ilha do Sal, sublinhou hoje que a ilha, pela empregabilidade que gera por causa dos investimentos turísticos, coloca a habitação como “prioridade” e um “desafio” a resolver.

“Temos hoje na ilha do Sal 17 focos de assentamentos ilegais e todos os anos de municipalismo coincidem com os anos de desenvolvimento turístico na ilha que infelizmente, não fomos capazes até agora de criar uma solução que o acompanhasse”, afirmou.

Para o candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), é preciso criar um “plano consistente” para dar resposta a esse fenómeno, que ainda continua a acontecer.

“Esse programa tem de garantir que nós tenhamos planeamento pela via do plano director municipal, para prevermos os passos de expansão urbana e podermos criar um sistema para trazer aqui de construção e diminuir o custo da construção”, continuou o candidato.

Por outro lado, defendeu rapidez nas construções para poderem ter o maior número de habitações em um menor espaço de tempo.

Paralelamente a esse programa de construção, defendeu a disponibilização de lotes de terreno já infraestruturados para evitar custos adicionais à população.

A mesma fonte afirmou que “já é tempo de deixar de governar simplesmente para obter votos e governar para administrar”, com planeamento e inovação.

“Vimos que os projectos de realojamento dos bairros de Alto São João e Alto Santa Cruz não funcionaram e nem a forma como foram distribuídas porque as pessoas que mais precisam continuam à espera e há relatos de muitas irregularidades no processo de selecção”, sustentou.

Neste sentido continuou, afirmando que é preciso continuar a pensar num programa que seja a longo prazo.

“Nos dois últimos mandatos não conseguiram elaborar e fazer aprovar o Plano Director Municipal e sendo assim não conseguimos compreender como desenvolver sem sequer planear (..) se estivéssemos num país onde as instituições, efectivamente, desempenham os seus papéis, hoje, haveriam de ser assacadas responsabilidades em matéria de governação municipal”, concluiu.

Na ilha do Sal, concorrem ao cargo de presidente da Câmara Municipal Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MpD) e José Paixão (PAICV).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar