Dakhla, 25 Nov (Inforpress) – Três acordos de cooperação e parceria relacionados às ciências da saúde na África foram assinados, no sábado, 23, em Dakhla, à margem da cerimônia de lançamento da Academia Africana de Ciências da Saúde (African Academy of Health Sciences/AAHS).
Assim, um memorando de entendimento foi assinado entre a Fundação Mohammed VI das Ciências e da Saúde, o Ministério da Saúde e da Proteção Social e o Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa Científica e da Inovação com o objetivo de formalizar uma colaboração estratégica em torno do desenvolvimento das ciências da saúde na África.
Assinado pelo diretor delegado da Fundação Mohammed VI das Ciências e da Saúde, Pr Youns Bjijou, o ministro da Saúde e da Proteção Social, Amine Tahraoui, e o Secretário Geral do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa Científica e da Inovação, Mohamed Khalfaoui, este acordo tem como ambição promover a pesquisa científica e a inovação, fortalecer a cooperação Sul-Sul e desenvolver parcerias estratégicas.
Um acordo de parceria também foi selado pela Agência Marroquina de Cooperação Internacional (AMCI) e a Academia Africana de Ciências da Saúde, a fim de apoiar o desenvolvimento da Academia em todo o continente.
Um protocolo de acordo também foi assinado entre a Fundação Mohammed VI das Ciências e da Saúde e a rede Competências Médicas dos Marroquinos do Mundo (C3M), com o objetivo de formalizar a colaboração entre as duas partes, visando à implementação e desenvolvimento da Academia Africana de Ciências da Saúde.
Parafusado por Pr Youns Bjijou, diretor delegado da Fundação Mohammed VI das Ciências e da Saúde, e pelo Presidente Fundador da rede C3M, Pr Samir Kaddar, este acordo visa especialmente promover as atividades acadêmicas e científicas, fortalecer a cooperação científica e desenvolver iniciativas de saúde pública.
MAP/Inforpress
MAP/Inforpress
Partilhar