Ribeira Grande, 25 Nov (Inforpress) – Cerca de 20 hectares de floresta foram consumidos pelo incêndio registado na madrugada de domingo em Pico da Cruz/Planalto Leste, Santo Antão, informou hoje o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente.
Orlando Delgado disse à Inforpress que neste momento está-se na fase de rescaldo do incêndio, com as duas frentes de trabalho permanentemente afectos ao Ministério da Agricultura no Planalto Leste, que cuidam e fazem a vigia da floresta.
A mesma fonte disse que já informou o Governo, através da tutela do Ministério da Agricultura, da necessidade de um plano de recuperação de toda a área ardida.
Orlando Delgado acrescentou que o Ministério da Agricultura sempre faz a preparação dos terrenos, a conservação, recuperação e a fixação de novas plantações e que, pela sua experiência, muitas das plantações de pinheiros que se encontram no perímetro que ardeu vão recuperar.
O alerta do incêndio no perímetro florestal do Planalto Leste foi dado por volta das 03:00 da madrugada de domingo, 24, altura em que os bombeiros da ilha de Santo Antão se deslocaram ao local.
As chamas foram controladas por volta das 8:00, tendo os bombeiros permanecido em Pico da Cruz até às 22:00 para precaver possíveis reacendimentos, devido ao vento que se fazia sentir no local.
As autoridades suspeitam que o incêndio ocorrido em Covada de Pico da Cruz tenha sido provocado por mão humana, pelo que o caso está sob investigação policial.
EL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar