Assomada, 24 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina anunciou hoje que sua equipa destinará os últimos dias de campanha ao combate à abstenção nas eleições autárquicas de 2024.
Em declarações à imprensa, Jacinto Horta sublinhou a importância de sensibilizar a população sobre a relevância do voto, especialmente entre os jovens, que, segundo ele, têm demonstrado um certo desencanto com a política.
“Precisamos convencer e persuadir todos aqueles que ainda não formaram uma opinião sobre seu voto a que decidam votar, e que votem no MpD. Temos projectos ambiciosos e viáveis para a mudança e crescimento do nosso município”, afirmou Horta.
O candidato enfatizou que o objectivo é que os cidadãos reconheçam a importância do voto e se engajem no processo democrático, não apenas como um direito, mas como uma obrigação cívica.
Ciente de que a abstenção juvenil é um desafio importante, Horta frisou que a política deve ser feita de forma diferente, buscando resgatar a confiança dos jovens.
“É nossa responsabilidade trazer uma nova forma de fazer política. Queremos que os jovens vejam a actividade política como nobre e essencial para o desenvolvimento da sociedade”, manifestou.
O candidato reiterou que a proposta da sua candidatura está alicerçada em pilares de “coerência, ética e responsabilidade”, acreditando que ao fazer política de maneira transparente e comprometida, “é possível reduzir a abstenção e incentivar a participação dos jovens”.
“Nós só podemos exigir e chamar a atenção se formos parte do processo”, lembrou.
Para os jovens, Horta prometeu um forte compromisso com políticas que favoreçam a formação, capacitação e oportunidades no mercado de trabalho, reforçando que a candidatura será um “defensor ardente da juventude, buscando incluir os jovens no projecto de desenvolvimento de Santa Catarina”.
“Queremos que todos se sintam parte deste projecto. A política é feita para servir, e nosso compromisso é com uma gestão que valorize a juventude e promova oportunidades reais para todos”, concluiu.
Na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Horta concorre com outros candidatos, incluindo Armindo Freitas do PAICV, Adelgisa Monteiro da UCID e Félix Cardoso do S-SAT, intensificando a competitividade das eleições.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV assegurou 8, o que promete uma disputa acirrada nas próximas autárquicas.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar