Espargos, 29 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID às autárquicas de 1 de Dezembro no Sal exortou hoje os munícipes a agirem para transformar o sistema político, por forma a promover desenvolvimento da ilha do Sal e de Cabo Verde.
Aldirley Gomes, que concorre ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Sal, com o apoio da UCID, sublinhou que o “único caminho” para o desenvolvimento é a mudança, ou seja, conforme o candidato, “cada um dos munícipes têm responsabilidade na mudança que a ilha precisa”.
“Cada um de nós tem que ir buscar a força que tem dentro de si para fazer as mudanças que queremos. A autossuficiência de cada cidadão é possível, por isso vamos garantir que cada cidadão tenha o mínimo que precisa para viver com dignidade”, frisou.
Para Aldirley Gomes, essa é a visão da UCID para a ilha do Sal, porque o papel dos poderes públicos é “garantir que cada cidadão possa ter mínimo de subsistência, protecção, sistema de saúde capaz de salvar a vida”, para que depois o próprio cidadão possa se transformar no motor de desenvolvimento da sua comunidade.
Conforme sublinhou ainda, “já era tempo da ilha do Sal ter um sistema de saúde que pudesse resolver as necessidades das pessoas”, ao invés de “festas que levam rios de dinheiro”.
“Infelizmente o mais comum dos cidadãos ainda não consegue ter acesso a um sistema de saúde em condições nessa ilha, por isso não podemos estar a promover festas e a gastar rios de dinheiro, a fazer campanhas milionárias, quando temos pessoas que não conseguem fazer o seu tratamento”, continuou.
O candidato da UCID lembrou da situação por que passa neste momento um jovem da ilha, que de momento encontra-se no hospital, à espera de uma acção para evacuação para o exterior.
Neste sentido, o candidato Aldirley Gomes deixou a população a saber que, hoje, último dia da campanha, decidiram reservar todo o dinheiro do orçamento para o comício de encerramento, para ser doado à família do jovem que se encontra internado à espera de evacuação.
“Desafiamos as outras forças políticas a fazerem o mesmo gesto, porque o dinheiro que tem vindo a gastar na campanha é dinheiro dos cidadãos deste país então tem que servir quem mais precisa”, desafiou.
Aldirley Gomes concluiu apelando aos cidadãos da ilha a prestarem atenção nas propostas de desenvolvimento e a não se deixarem ser “enganados” com promessas “que vem repetindo desde 2016”, frisando que a sua candidatura “é única” capaz de exercer a autonomia local.
Na ilha do Sal, concorrem ao cargo de presidente da Câmara Municipal, Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MpD) e José Paixão (PAICV).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar