São Nicolau: Governo diz estar a trabalhar para estabilizar transportes inter ilhas e reforçar ligações com  a ilha

Inicio | Economia
São Nicolau:  Governo diz estar a trabalhar para estabilizar transportes inter ilhas e reforçar ligações com  a ilha
26/01/26 - 09:31 pm

Ribeira Brava, 26 Jan (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes afirmou  hoje que o Governo está a trabalhar para estabilizar o sistema de transportes inter ilhas, destacando melhorias significativas nas ligações aéreas e perspectivas de reforço do transporte marítimo para São Nicolau.

Em declarações à Inforpress, à margem de uma visita oficial à ilha, José Sá Nogueira reconheceu que a aquisição de duas novas aeronaves, que estão a operar no mercado interno, permitiu aumentar a capacidade de transporte aéreo entre as ilhas.

Como exemplo, referiu que São Nicolau passou de uma ou duas ligações aéreas semanais para seis voos por semana, o que considera “uma melhoria significativa”.

Segundo o governante, o objetivo passa por combinar o transporte aéreo e marítimo de forma a garantir que São Nicolau tenha, ao longo da semana, pelo menos uma ligação diária, seja por via aérea ou marítima.

Segundo o ministro, actualmente, a ilha conta com seis ligações aéreas semanais e duas marítimas, mas a previsão é de que, brevemente, o transporte marítimo passe a assegurar três ou quatro ligações por semana.

José Sá Nogueira anunciou ainda que estão para breve novidades relacionadas com o transporte marítimo, sem adiantar pormenores.

 

Questionado sobre as reclamações dos operadores económicos quanto às dificuldades no transporte marítimo de cargas, devido à falta de espaço nos navios, o ministro reconheceu o problema e explicou que a situação resulta das limitações do navio que actualmente assegura a ligação, com capacidade máxima de cerca de 60 toneladas.

De acordo com José Sá Nogueira, a retoma do navio Dona Tututa, associada a uma ligação quinzenal com o navio Praia d’Aguada , deverá resolver o problema do transporte de carga, uma vez que estas embarcações têm maior capacidade para o escoamento de mercadorias.

O governante adiantou que “brevemente” o navio Dona Tututa retomará as operações, garantindo que os trabalhos de preparação obrigatória  estão em fase final.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar