
Pedra Badejo, 26 Jan (Inforpress) – Alguns agricultores da ribeira de Ribeirão Almaço, no município de Santa Cruz, garantem que já começaram a receber o apoio social atribuído pelo Governo para mitigar os prejuízos causados pelas chuvas intensas registadas em novembro de 2025.
Em declarações à imprensa, alguns agricultores afirmaram que parte dos produtores já recebeu a primeira de três parcelas mensais de 30 mil escudos, num processo operacionalizado pela Pró-Empresa.
Embora reconheçam que o montante não cobre totalmente as perdas sofridas, os beneficiários sublinham que o apoio representa um alívio importante, sobretudo para garantir a proteção e o sustento das suas famílias.
“Não é suficiente para recuperar tudo o que se perdeu, mas ajuda a aguentar este momento difícil”, relataram alguns agricultores ouvidos, apontando a destruição de culturas e infraestruturas agrícolas como um dos principais impactos das chuvas.
Entre os produtores afetados estão Admilson de Jesus, Romaldo Silva e Adilson Pinto, que também destacaram o espírito de entreajuda que se vive actualmente na ribeira, com agricultores a unirem esforços para a recuperação gradual das terras.
Apesar das dificuldades, os produtores manifestam esperança e determinação em continuar a trabalhar, reafirmando o compromisso de manter os mercados abastecidos com produtos locais frescos e diversificados.
Ao mesmo tempo, pedem compreensão e paciência aos colegas que ainda aguardam o pagamento do rendimento solidário de emergência.
No passado dia 19 de Janeiro, durante uma visita à região, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, anunciou o início do pagamento dos subsídios aos agricultores afectados, incluindo a renda solidária de emergência e a subvenção não reembolsável.
O governante explicou que foi realizado um diagnóstico exaustivo nas 23 ribeiras atingidas, com a declaração dos prejuízos feita pelos próprios produtores, permitindo a criação de uma base de dados para uma gestão mais rigorosa e transparente dos apoios.
“Já iniciámos os pagamentos e vamos prosseguir nos próximos dias, para ajudar os agricultores a repor as perdas que tiveram”, assegurou Gilberto Silva, reiterando o compromisso do Governo com a recuperação do setor agrícola em Santiago Norte.
O apoio aos agricultores insere-se num pacote mais amplo do Governo de Cabo Verde, que prevê a disponibilização de mais de 2,3 milhões de contos através do Fundo Nacional de Emergência para fazer face aos estragos provocados pelas chuvas em Santiago Norte.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar