Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – O candidato do partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS) à presidência da Câmara Municipal da Praia propôs hoje implementar um projecto de massificação da energia solar para evitar o roubo de energia e torná-la mais barata.
Liderada pelo candidato e presidente do partido, Carlos Lopes, conhecido por Romeu di Lurdes, a candidatura do PTS, que esteve hoje no bairro de Safende, localidade com muitas ligações clandestinas, realçou que o acesso à electricidade é um bem básico e essencial que deve ser garantido à população.
Para o candidato, a questão do roubo de energia na cidade da Praia é consequência da má política energética levada a cabo pelas autoridades e que tem causado prejuízos a nível financeiro, mas também mortes.
Neste sentido, compromete-se em desenvolver e implementar um projecto de massificação da energia solar nos bairros mais pobres da cidade da Praia e com parcerias internacionais e nacionais levar esse bem básico às famílias mais vulneráveis e de baixa renda a um custo mais acessível.
A ideia, segundo Romeu di Lurdes, é evitar o roubo de electricidade, mas também de mortes provocadas por electrocussão.
Na mesma linha de intervenção, prometeu retomar e dar continuidade ao projecto de energia pré-pago, que infelizmente foi interrompido.
"Por exemplo, hoje posso não ter luz, mas também não tenho dívida e não corro o risco de ir roubar, porque assim que conseguir arranjar 500 ou mil escudos posso carregar a quantia necessária”, apontou.
Caso for eleito nas autárquicas de 01 de Dezembro, propõe descentralizar as centrais como Electra, ADS e outros e levá-los para as comunidades.
A nível do desporto é preciso apostar nas estruturas desportivas cobertas com qualidade, capacidade energética própria que abranja várias modalidades e consiga mobilizar a comunidade.
"Neste bairro de Safende, deparamos com uma pequena placa desportiva que, neste momento, é impossível ser usado porque a estrutura é descoberta e não pode ser utilizada durante o dia”, considerou.
Para o candidato, é necessário criar um minipavilhão desportivo com todas as condições para serem utilizados a qualquer hora do dia e aproveitar o sol com implementação de painéis solares de modo a usar esta energia à noite.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Praia concorrem Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juciliano Vieira (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar