Porto Novo, 20 Nov (Inforpress) – A candidata do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, propõe implementar o projecto “Kitkasa” para apoiar os jovens na construção da primeira habitação.
Em declarações à Inforpress, Elisa Pinheiro explicou que, caso vença as eleições, vai realizar o projecto “Kitkasa” que “surge para apoiar os jovens na construção da sua primeira habitação”, mas também “se enquadra numa estratégia de atrair e fixar jovens no nosso município”.
Com este projecto, a candidata do PAICV, que concorre pela primeira vez à presidência da Câmara Municipal do Porto Novo, disse pretender ainda “atrair jovens dos outros municípios de Santo Antão, onde terrenos para a construção são escassos”.
“O ‘kitkasa’ terá um preço acessível e incluirá um lote de terreno e os projectos de arquitectura e estabilidade, além do apoio na escavação da base para a construção da habitação”, explicou Elisa Pinheiro.
A candidata esclareceu que serão disponibilizadas bolsas de lotes de terrenos em novas áreas de expansão da cidade do Porto Novo, as quais serão, atempadamente, infra-estruturadas mediante parcerias público-privadas, que já estão pré-estabelecidas.
Isso, por forma a garantir o sucesso da construção das habitações e, consequentemente, do projecto, avançou a candidata do PAICV.
Ainda em conversa com a Inforpress, Elisa Pinheiro falou dos “projectos estruturantes” que pretende promover em prol do desenvolvimento do Porto Novo, destacando a melhoria do saneamento e a construção de “uma verdadeira avenida marginal” para valorizar a cidade do Porto Novo e proporcionar uma via alternativa à avenida principal.
Afirmou pretender “procurar recursos" para a requalificação da avenida principal com a substituição dos pavimentos de circulação de pessoas e carros, criação de zonas de sombra, colocação de mobiliário urbano e sinalética.
“A construção da ponte na Ribeira de Desembarcadouro, entre Chã de Camoca e Chã de Itália, cujo projecto foi elaborado antes de 2016, será também uma obra estruturante para o desenvolvimento da cidade do Porto Novo”, prometeu.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal do Porto Novo concorrem Aníbal Fonseca (MpD), Elisa Pinheiro (PAICV) e José Graça (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar