Assol Garcia lota auditório do CAC na abertura da VI Edição da Semana da Morna

Inicio | Cultura
Assol Garcia lota auditório do CAC na abertura da VI Edição da Semana da Morna
21/09/24 - 12:40 pm

Sal Rei, 20 Set (Inforpress) – A artista Assol Garcia cantou, com lotação esgotada, esta sexta-feira, 20, no auditório Luís Rendall do Centro de Artes e Cultura – CAC, na ilha da Boa Vista, na abertura da VI edição da Semana da Morna.

“Senti uma energia muito boa vindo do público, a vibração, o carinho das pessoas é muito bom, foi um grande prazer estar neste palco, ainda mais na semana de celebrar a morna, sinto-me muito feliz por ser aplaudida pelo público do meu país”, afirmou Assol Garcia, em declarações à Inforpress depois do concerto.

Segundo a artista a escolha do repertório foi bem difícil porque o primeiro CD “Alma di Minino” ainda toca muito na ilha e as pessoas ainda não conhecem muito bem os temas de “Ecos de Mim”, pelo que tiveram de misturar um pouquinho de todos os seus trabalhos desde 2015 para definir o repertório da noite.

Para Assol Garcia foi uma grande responsabilidade e sentiu-se bastante privilegiada por poder abrir a Semana da Morna, na Boa Vista, um género com o qual se identifica muito e costuma dizer que ela não define a morna, mas sim a morna a define, porque quando canta a Morna sente que vem da alma, então estar aqui nessa semana foi muito especial para ela.

O membro da Associação de Músicos da Boa Vista, Napoleão Lopes disse que foi muito bonito ver a Semana da Morna começar com lotação esgotada e sendo Boa Vista o berço da morna a artista esteve à altura, o que demonstra que vale a pena a parceria e aposta da câmara municipal e a associação.

Napoleão Lopes destacou o facto de 90% dos instrumentistas que estavam no palco, serem da Boa Vista, sendo que a própria Assol Garcia frisou que nem sempre é necessário viajar com a banda porque no país há músicos à altura, o que para Lopes é uma forma de valorizar os músicos locais.

Segundo a directora de Cultura da Câmara Municipal da Boa Vista, Leidy Barros, a ideia foi arrancar em grande com um artista de nome, e que salvaguarda a morna em Cabo Verde e além-fronteiras, a mesma acredita que arrancaram com pé direito.

E do leque variado de actividades que tem para todas as idades que serão realizados destacou a novidade que é o Palco de Maria Barba, para enaltecer a cantadeira e a primeira embaixadora da morna, o workshop de empreendedorismo entre outras actividades que serão realizadas nos diferentes povoados.

A VI Edição da Semana da Morna da Boa Vista tem como lema "Valoriza a Nossa Morna", este ano homenageia a Gabriela Estrela (Gaby), Erineu Morais (Neneu) e Rolando da Graça (Djugan) e vai decorrer até 27 de Setembro com diferentes actividades por toda a ilha.

MGL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar