Associação promove primeira edição Festival Internacional de Filmes sobre Acção Climática no Atlântico

Inicio | Cultura
Associação promove primeira edição Festival Internacional de Filmes sobre Acção Climática no Atlântico
31/10/24 - 02:05 pm

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) anunciou hoje a primeira edição do Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico para sensibilizar as comunidades sobre questões climáticas, através da arte cinematográfica.

A comunicação foi feita pelo presidente da ACACV, Julio Silvão, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, em que revelou que o Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico (FIAC) ocorrerá de 01 a 09 de Novembro em diversas comunidades e instituições educativas.

Desde a sua programação, em 2021, referiu, o festival busca levar o cinema directamente às comunidades, com exibições em escolas e bairros de Cabo Verde, com uma programação que inclui 17 filmes em competição, além de curtas e média-metragens, com um total de 11 exibições programadas em várias localidades.

Júlio Silvão destacou a importância de democratizar o acesso ao cinema e envolver as comunidades nas discussões sobre as mudanças climáticas.

"Em vez de esperar que as comunidades venham até nós, estamos levando o cinema até elas, proporcionando uma experiência gratuita e acessível, reconhecendo que muitas pessoas não têm acesso a salas de cinema", afirmou.

O festival, esclareceu, visa não apenas entreter, mas também educar e sensibilizar o público sobre a importância da ação climática.

"Cada participante que se junta a nós representa um passo em direcção à mudança de comportamento em relação ao meio ambiente", disse o presidente.

Segundo Júlio Silvão, um dos destaques do festival será uma conversa especial com o Presidente da República, José Maria Neves, programada para 11 de Novembro, em que serão discutidos os impactos do aquecimento global no Atlântico e o papel do cinema na sensibilização do público.

SR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar