Autárquicas 2024/Porto Novo: Candidato do MpD propõe programa municipal de inclusão produtiva virado para as mulheres

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Porto Novo: Candidato do MpD propõe programa municipal de inclusão produtiva virado para as mulheres
21/11/24 - 12:47 pm

Porto Novo, 21 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) a presidente da Câmara Municipal do Porto pretende criar durante o mandato, caso seja eleito, um programa municipal de inclusão produtiva para reforçar as actividades geradoras de rendimentos das mulheres.  

Este programa, explicou Aníbal Fonseca à Inforpress, visa apoiar as mulheres na aquisição de matérias-primas e de embalagens usadas na preparação e comercialização dos seus produtos.

Esta acção insere-se no eixo de promoção e igualdade de género, que é “muito caro ao município”, segundo ainda o candidato à sua própria sucessão, que promete consolidar o centro de acolhimento da vítima da violência baseada no género (VBG), que começou a funcionar recentemente.

Aníbal Fonseca promete ainda apoiar os projectos das mulheres empreendedoras na capitalização dos seus negócios, formar e qualificar as mulheres na elaboração de micro-projectos de investimento de rendimento familiar e alargar as formações de iniciação à cozinha básica para as mulheres que queiram aperfeiçoar e adquirir conhecimentos na culinária.

O candidato, que concorre a um terceiro mandato, diz ainda que pretende continuar a apoiar as mulheres em termos de informação jurídica.  

“São projectos para continuidade e consolidação do processo de desenvolvimento económico e social do Porto Novo e que terão a natureza de um pacto de compromissos com todos os porto-novenses”, declarou Aníbal Fonseca, cujo slogan é “Por Porto Novo, pelas pessoas”.  

Enquanto isso, o candidato do MpD à edilidade porto-novense, em contactos porta-a-porta na cidade do Porto Novo, falou à imprensa dos “desafios do mandato”. em caso da sua reeleição, em relação aos colaboradores da autarquia, asseverando que “o pessoal da câmara municipal pode contar” com a sua equipa.

“Nós é que começamos a implementar desde Janeiro o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações. Estamos a regularizar os vínculos precários e vários colaboradores já estão enquadrados no novo salário mínimo”, declarou Aníbal Fonseca, adiantando que “os funcionários sabem que podem contar com esta equipa”.   

No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Aníbal Fonseca (MpD), Elisa Pinheiro (PAICV) e José Graça (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar