Ministério da Cultura assina três protocolos para apoiar festivais e iniciativas culturais

Inicio | Cultura
Ministério da Cultura assina três protocolos para apoiar festivais e iniciativas culturais
10/02/26 - 07:55 pm

Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – O Ministério da Cultura assinou hoje protocolos com a Câmara Municipal de Santa Cruz, com a Associação Black Disobediente e a Associação Arte e Cultura dos Rabelados, destinados a apoiar financeiramente festivais e iniciativas culturais.

O acto foi realizado no Ministério da Cultura, na Cidade da Praia, no âmbito do reforço da promoção cultural, apoio às artes e preservação das tradições cabo-verdianas.

O protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Santa Cruz prevê a atribuição de um apoio financeiro de 500 mil escudos para a realização da 14.ª edição do Festival “Um Concelho, Três Ritmos”.

Esta autarquia recebeu ainda de forma simbólica duas guitarras como incentivo à prática musical e à valorização das músicas tradicionais.

Com a Associação Black Desobediente, a parceria consiste no apoio financeiro de 700 mil escudos para a 4ª edição do Festival de Dança Kontornu, que inclui apoio à mobilidade.

O terceiro protocolo foi celebrado com a Associação Arte e Cultura dos Rabelados de Espinho Branco, uma associação recém-criada por jovens artísticos da Aldeia dos Rabelados, com o objetivo de apoiar financeiramente com 500 mil escudos, para promover e valorizar a arte e cultura desta comunidade.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva,  manifestou satisfação com o apoio do Governo, sublinhando que o grande desafio que enfrentam é poder sensibilizar mais parceiros para a realização deste evento, que promove músicas tradicionais como o batuco, tabanca e o funaná, géneros sobretudo da ilha de Santiago.

Por seu lado, o responsável do Festival de Dança Kontornu, Djam Neguim, agradeceu o apoio institucional, referindo que o protocolo garante maior segurança para a realização da 4.ª edição do evento e para a continuidade do projeto.

“Este ano vamos ter uma edição inédita internacional em Águeda, Portugal, na mesma altura que o Kriol Jazz. Ainda prevemos uma edição especial com companhias do Brasil, além da edição em Santiago, e, portanto, só resta agradecer”, disse.

Também a presidente da Associação Arte e Cultura dos Rabelados, Gracelinda Ribeiro, enalteceu o apoio do Ministério da Cultura, salientando que representa um avanço significativo para uma associação ainda em fase inicial.

“Nós ainda não temos condições suficientes para andar com os nossos próprios pés, e este valor vai ajudar muito. Sabendo que a nossa Aldeia atrai muitos turistas, então produzindo a nossa arte teremos mais fonte de rendimento”, afirmou, tendo aproveitado para manifestar em nome desta associação abertura a novas parceiras.

No seu discurso, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, explicou que o protocolo com estas entidades se enquadra no âmbito da preservação cultural e incentivo às artes.

“Santa Cruz é um concelho muito forte a nível cultural. Portanto estamos a cumprir a nossa obrigação como Governo em ser parceiro de um grande festival que queremos que cresça ainda mais, e que representa Cabo Verde lá fora e internamente”, justificou.

Ainda, sustentou que o Festival de Dança Kontornu já se afirmou no panorama nacional como um evento internacional, razão pela qual merece um apoio reforçado, sublinhando que a parceria com a Associação dos Rabelados visa o desenvolvimento artístico, com financiamento quase total para a aquisição de instrumentos artísticos.

ET/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar