Planalto Norte: Associação insta MAA a avançar com acções de protecção do parque natural do Tope de Coroa

Inicio | Ambiente
Planalto Norte: Associação insta MAA a avançar com acções de protecção do parque natural do Tope de Coroa
10/02/26 - 07:42 pm

Porto Novo, 10 Fev (Inforpress) – A Associação Luz Verde do Norte, Planalto Norte, Porto Novo, instou hoje o Ministério da Agricultura e Ambiente a avançar com as acções previstas no âmbito do projecto de protecção do parque natural do Tope de Coroa.

Esta associação, segundo o seu líder, Maduino Lima, está disponível para trabalhar com o Ministério da Agricultura e Ambiente na conservação do parque natural de Tope de Coroa, a maior área protegida terrestre do país, com uma extensão e 85 quilómetros, exortando este ministério a avançar com as acções previstas no quadro do projecto.

A Inforpress soube junto do Ministério da Agricultura e Ambiente que estão previstas obras de protecção do parque natural do Topo de Coroa no quadro do programa Acção Climática e Ambiental, a cargo do Governo de Cabo Verde, as quais devem avançar agora nos princípios do ano.

Este ministério prevê assim, no âmbito do projecto de conservação do parque natural Topo de Coroa, assinar dentro de pouco contratos com as associações do Planalto Norte com vista à continuidade das acções nesta área protegida.

O parque natural do Tope de Coroa dispõe de 61 por cento (%) de espécies endémicas de plantas típicas em Cabo Verde, muitos dos quais na lista de espécies em vias de extinção, devido ao pastoreio livre.

Até agora, as actividades levadas a cabo têm incidido na conservação das plantas endémicas, na reflorestação e na construção do muro de protecção do parque, além de acções de sensibilização.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar