
Porto Novo, 21 Jan (Inforpress) – O Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA), em Santo Antão, destacou hoje a experiência utilizada pelos agricultores no Tarrafal de Monte Trigo na produção do inhame, o principal produto agrícola cultivado nessa localidade.
Este instituto, cujos estudantes estiveram, recentemente, de visita ao Tarrafal de Monte Trigo para conhecer o cultivo do inhame, explica que a produção deste tubérculo neste vale é feita mediante “uma técnica simples, mas inovadora”, que consiste na impermeabilização do solo com uma camada de argamassa e posterior colocação de uma camada de substrato onde as mudas são plantadas.
As mudas são plantadas com um compasso quase milimétrico e onde ainda a água de rega transita através de um sistema de tubagens, de socalco em socalco, sem perder uma única gota de água.
O Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias avança, através da sua página na rede social do “facebook”, que os alunos ficaram fascinados com esta experiência e pensam replicá-la nas suas ilhas, onde houver condições agro-ecológicas favoráveis.
O vale do Tarrafal de Monte Trigo é considerado o maior produtor do inhame no contexto da ilha de Santo Antão.
Este tubérculo, rico em carboidratos e outros nutrientes e com grande importância gastronómica e cultural, terá chegado a Cabo Verde pelas mãos dos portugueses, vindos da África.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar