
Cidade da Praia, 21 Jan (Inforpress) – Os preços da oferta turística em Cabo Verde registaram um aumento homólogo de 5,9% no quarto trimestre de 2025, revelam os dados do Índice de Preços Turísticos (IPT) divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com um comunicado de imprensa do INE, esta taxa de variação de 5,9% representa uma desaceleração de 1,0 ponto percentual (pp) em comparação com o trimestre anterior.
No que diz respeito à variação trimestral (em cadeia), o índice fixou-se em 2,2%, um valor superior em 0,9 pp ao registado no terceiro trimestre de 2025 (1,3%), reflectindo a sazonalidade característica do sector nesta época do ano
Segundo o relatório, o aumento dos preços foi transversal a todas as ilhas, com maior incidência na ilha da Boa Vista, com um acréscimo de 7,3%. Seguiram-se as ilhas de São Vicente (5,8%), Sal (4,6%), Santo Antão (1,4%) e Santiago (0,8%).
Ao nível dos serviços, a classe dos hotéis, cafés e restaurantes foi a que ditou a tendência, com uma variação homóloga de 5,9%.
No segmento do alojamento, destacaram-se as subidas nos hotéis (8,6%), residenciais (1,9%) e pousadas (1,2%), em contrapartida, os aldeamentos turísticos registaram uma ligeira diminuição de 0,4%, enquanto os hotéis-apartamentos mantiveram os preços estáveis.
No sector da restauração, os restaurantes tiveram um aumento homólogo de 0,4% e as actividades de cafés, bares e similares cresceram 0,1%, enquanto os serviços de entretenimento e cultura não registaram qualquer alteração nos preços em termos homólogos.
No conjunto do ano de 2025, a taxa de variação média anual dos preços turísticos fixou-se em 0,6%, o que representa um aumento moderado do nível médio de preços em comparação com o ano de 2024.
Segundo o INE, este comportamento anual foi influenciado por aumentos de preços em todas as ilhas, com a Boa Vista a apresentar a subida média anual mais significativa (0,9%), seguida da ilha do Sal (0,4%).
WM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar