
Mindelo, 20 Dez (Inforpress) – A sexta edição da performance “Teatro Largod” da Escola de Teatro Xpressá voltou mais uma vez a parar o trânsito e os transeuntes, na Rua de Lisboa, centro do Mindelo, com a apresentação de personagens diversos.
Mais de 40 alunos da Xpressá “invadiram” a rua central da cidade do Mindelo, para mostrar arte ao ar livre, através de técnicas de expressão corporal, construção de personagens e manipulação de objectos, explicou à imprensa a directora artística, Patrícia Silva.
Entretanto, uma performance que englobou outras artes, para além do teatro, porque para além dos alunos da escola, também estiveram presentes no evento convidados ligados à música, dança e amantes da poesia.
“É um experimentar de várias linguagens”, explicou Patrícia Silva, que fez uma avaliação bastante positiva do trabalho apresentado pelos seus alunos, crianças e adolescentes, que estavam a ser preparados há dois meses.
Segundo a mesma fonte, os artistas mirins mostraram talento e fizeram valer o desafio de trazer crianças para a rua, que corriam o risco de ser “engolidas” por toda a movimentação da Rua de Lisboa, por serem “muito pequenos”.
Uma perspectiva contrariada também por Maria Nascimento, de 9 anos, que disse estar na escola de teatro desde os seis anos para realizar um sonho e agora se sentiu bem pela primeira vez com a prática de rua.
“Foi muito bom, gostei muito”, afiançou Maria, que mesmo nervosa, mas se deixou distrair com toda a movimentação e barulho das pessoas e carros.
Já Luna Brito, 15 anos, com três anos no teatro, destacou as técnicas de imprevisto que teve de pôr em prática para construir a sua personagem, uma pedinte.
“Teatro de rua exige muito mais do que o teatro de palco, mas também traz mais liberdade, que é aquilo que gosto muito”, frisou a jovem.
“Teatro Largod”, segundo Patrícia Silva, deverá voltar no próximo como mais um evento cimentado na agenda cultural de São Vicente para a época natalícia.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar