
Cidade da Praia, 12 Dez (Inforpress) - O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, enalteceu hoje o êxito do Festival Literário Morabeza, afirmando que o evento tem se consolidado a cada edição como uma das principais plataformas de promoção do livro e da leitura.
O governante falava no acto de encerramento da 5ª edição do Festival Literário Morabeza – Festa do Livro, que decorria desde o dia 09 do corrente, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia.
Nesta 5ª edição, o festival, também inserido no programa de celebrações do 50º aniversário da Independência de Cabo Verde, aconteceu sob o lema “As letras ao serviço da história”.
No seu discurso, o ministro observou que nos últimos tempos, a leitura, os livros e a literatura ganharam novos passos na agenda cultural-mediática do país, especialmente nos festivais literários.
“E neste quadro temos o Festival Literário Morabeza Festa do Livro de Cabo Verde já na sua quinta edição a afirmar-se como um importante festival literário e a revestir-se de enorme êxito”, sublinhou.
Augusto Veiga realçou que durante estes dias o evento foi palco de intenso debate em torno da cultura literária e pôs em contato autores, leitores, editoras e jornalistas de várias proveniências.
Ressaltou ainda "com satisfação a crescente e imparável afirmação das mulheres no universo literário", tanto a nível nacional como no panorama mais alargado da literatura em língua portuguesa pelo mundo fora.
“A criação literária e artística identifica as particularidades de uma cultura, dando ao mundo a conhecer a sua história. É, em grande parte, graças ao labor literário que se engendram, se nutrem e se moldam as consciências”, disse.
Daí que expressou agradecimento à organização e parceiros, indicando que o evento só foi possível materializar-se em larga medida graças ao “indispensável apoio” dos patrocinadores oficiais e parceiros.
Na mesma linha, a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Matilde Santos, expressou gratidão por mais esta edição do Festival Morabeza e agradeceu o "apoio fundamental" de várias instituições tanto no país como no cenário internacional que fizeram o evento acontecer.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar