
Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) – O vice-reitor para as Relações Externas da Universidade de Coimbra (UC), João Nuno Calvão da Silva, convidou hoje o Presidente da República a aceitar a medalha da Universidade de Coimbra como “reconhecimento e gratidão” pela sua trajetória.
A distinção, segundo João Nuno Calvão da Silva, que se encontrou hoje com o José Maria Neves, foi aprovada recentemente no Senado da Universidade, por unanimidade, e deve ter lugar no primeiro semestre de 2026.
“É, naturalmente, um reconhecimento a Cabo Verde, um reconhecimento do vosso exemplo, que é inspirador para o mundo, e é também, obviamente, algo que não é alheio ao prestígio imenso que José Maria Neves tem, depois de ter sido 15 anos como primeiro-ministro e de ser, atualmente, Presidente da República”, pormenorizou João Nuno Calvão da Silva, em declarações à imprensa.
O vice-reitor da UC considerou uma “honra institucional” ser portador da novidade e agradeceu a presença da comunicação social “pelo desempenho importante” do serviço público, alegando que “uma democracia sem media também não é uma democracia consolidada”.
A data para o agraciamento do Presidente da República depende, segundo João Nuno Calvão da Silva, do ajustamento da sua agenda.
“Vai ser uma questão de articular com a agenda do Presidente da República, com quem estaremos à tarde numa conferência científica na Universidade de Santiago e julgo que em breve, ainda hoje, poderemos anunciar a data”, precisou.
PC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar