Santo Antão: Orfeão da Ribeira Grande encerra celebrações do Dia da Morna com serenata pelas ruas da cidade

Inicio | Cultura
Santo Antão: Orfeão da Ribeira Grande encerra celebrações do Dia da Morna com serenata pelas ruas da cidade
03/12/25 - 11:56 pm

Ribeira Grande, 03 Dez (Inforpress) – O Orfeão da Ribeira Grande, Santo Antão,  assinalou hoje o Dia Nacional da Morna, património imaterial de Cabo Verde, comemorado anualmente a 03 de Dezembro, com uma serenata pelas ruas da cidade.

O desfile de música, realizado na noite de hoje, foi o culminar das actividades de homenagem à morna, que o Orfeão da Ribeira Grande iniciou no dia 29 de Novembro. realizando a primeira edição da “Grande Noite de Morna” que reuniu artistas de várias ilhas de Cabo Verde, num espetáculo em que somente se tocou morna no palco montado na pedonal da zona de Rua de Água, na cidade da Ribeira Grande. 

Silvino Fonseca, um membro da direcção do grupo Orfeão da Ribeira Grande, disse à Inforpress que a adesão das pessoas foi melhor do que esperavam e o balanço é positivo.

“É sempre bom ir às ruas para celebrar a morna. O balanço é muito bom e é melhor do que esperávamos porque as pessoas cantaram connosco e disseram que as actividades do tipo devem ser realizadas mais vezes e não uma vez por ano”, disse.

Segundo a mesma fonte, apesar de alguns chuviscos registados durante o percurso da serenata, o Orfeão da Ribeira Grande mostrou que canta com prazer e com louvor para brindar à Ribeira Grande. 

Conforme Silvino Fonseca, hoje iniciaram a festa da morna com todos os participantes da serenata em frente à Igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, seguiram pela rua Dom Luís, Pedonal de Rua d’Água, Avenida Torres Novas, Internato, Avenida Luxemburgo, depois pararam perto da Enacol para fazer uma homenagem em frente a uma mural com pinturas de artistas ribeira-grandenses que já faleceram, como Nhô Kzik, Manuel de Novas, Ulisses Fonseca, João Manel e Luciano Chantre.

De seguida, passaram pela praça Nossa Senhora do Rosário e, por fim, a praceta em frente à Casa Marcal, no terreiro, que foi o local onde se encerrou o evento com intervenções espontâneas e entoação de mornas na voz de vários voluntários.

O Orfeão da Ribeira Grande foi criado em 2010, já integrou eventos nacionais de referência, como o Festival Sete Sóis Sete Luas e o Festival Coral Praia e pretende continuar a valorizar a morna com a realização de várias actividades e colaboração de diferentes entidades.

Também, na Ribeira Grande de Santo Antão, há uma escola municipal de música que, a nível cultural,  tem vindo a apostar, há alguns anos,  na formação de músicos e na procura de novos talentos, nomeadamente, com uma forte aposta nos alunos das escolas do concelho, através de aulas ministradas por um professor responsável pela Escola de Música e Artes da Ribeira Grande. onde se valoriza muito a música tradicional de Cabo verde.

EL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar