Formação reforça capacidade de 30 agentes da AAI e municípios na luta contra o tráfico de pessoas e identificação de vítimas

Inicio | Sociedade
Formação reforça capacidade de 30 agentes da AAI e municípios na luta contra o tráfico de pessoas e identificação de vítimas
02/12/25 - 08:50 pm

Praia, 02 Dez (Inforpress) – A formação sobre Identificação de Tráfico de Pessoas, dirigida a 30 técnicos da Alta Autoridade para a Imigração e das câmaras municipais, encerrou hoje após reforço das capacidades locais de identificar, sinalizar e prevenir eventuais vulnerabilidades migratórias.

O encerramento, que aconteceu na Tech Park, na Praia, também serviu de palco para o lançamento do Projeto SIM-CV, iniciativa implementada pelo ICMPD e financiada pela União Europeia, que visa a promoção de uma migração segura, regular e integrada em Cabo Verde.

A presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI), Carmem Barros, explicou que a formação teve como objetivo central “reforçar as capacidades” desses colaboradores que estão na "linha do atendimento dos imigrantes", e reforçar a sua capacidade de identificação e sinalização de eventuais casos que possam existir”.

Segundo Carmem Barros, o princípio é que pessoas em situação de migração enfrentam “maior vulnerabilidade” e podem ser vítimas de tráfico se não estiverem informadas e sem acesso a serviços.

A ação formativa, que contou com a participação de cerca de 30 participantes, centrou-se em revelar falhas identificadas pelos próprios participantes, nomeadamente o domínio dos conceitos relacionados com o tráfico e o conhecimento do circuito de encaminhamento dos casos suspeitos.

O gestor do Projeto SIM-CV, Omaro Djaló Abreu, destacou que o trabalho se baseia em ações anteriores do ICMPD, que já resultaram em avanços, citando o facto de Cabo Verde este ano ter conseguido a sua primeira condenação por tráfico de pessoas.

Omaro Djaló Abreu reconheceu que os seis meses de implementação são um desafio para o projecto, mas a “grande vontade política” do país na temática é um factor facilitador.

A articulação com o nível local será o foco do Segundo Encontro Nacional de Técnicos e Representantes Locais que se realiza na quarta-feira, visando a uniformização das formas de atendimento aos imigrantes nos diferentes concelhos.

MGL/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar