
Porto Novo, 02 Dez (Inforpress) – A edil do Porto Novo propôs hoje à Associação dos Municípios de Santo Antão a aquisição de um aparelho de tomografia computadorizada (TAC) para esta ilha visando o reforço da capacidade de resposta dos serviços de saúde.
Elisa Pinheiro falava durante a Assembleia Intermunicipal de Santo Antão, que decorreu na cidade do Porto Novo, que se debruçou sobre o plano de actividades e orçamento para 2026 da Associação dos Municípios de Santo Antão para o próximo ano.
A autarca demonstrou a urgência da aquisição de um aparelho de TAC para Santo Antão com o argumento de que se trata de “um equipamento essencial" para o reforço da capacidade de resposta dos serviços de saúde nesta ilha, argumentou.
Nesta sessão da assembleia intermunicipal de Santo Antão abordou-se os investimentos que a Associação dos Municípios de Santo Antão tem em carteira nos diferentes domínios, designadamente a nível do saneamento, da protecção civil, da administração municipal e do turismo.
A nível do saneamento, essa associação reafirmou a necessidade de Santo Antão ser, no futuro, dotado de um aterro sanitário para responder aos desafios que se colocam a nível da gestão e tratamento dos resíduos sólidos nesta ilha.
Santo Antão dispõe, desde 2023, de um aterro controlado que, segundo o Governo, pode servir a ilha por um período de 15 anos, mas os municípios querem avançar para um aterro sanitário, estando ainda a ponderar a criação de uma empresa intermunicipal para se encarregar da gestão e tratamento dos resíduos sólidos.
Em relação à administração, os municípios de Santo Antão ponderam adquirir equipamentos para a modernização das delegações municipais, visando a diversificação dos serviços prestados às populações.
A criação de uma corporação de bombeiros com capacidade de actuação no perímetro florestal do Planalto Leste constitui um outro propósito da Associação dos Municípios de Santo Antão, que vai apostar também na promoção de Santo Antão enquanto destino turístico.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar