Cabo Verde participa com 23 representantes no 1.º Festival de Artes e Cultura da África Ocidental em Dakar

Inicio | Cultura
Cabo Verde participa com 23 representantes no 1.º Festival de Artes e Cultura da África Ocidental em Dakar
02/12/25 - 12:30 pm

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) - Cabo Verde está a participar com uma delegação de 23 elementos na primeira edição do Festival de Artes e Cultura da África Ocidental (Ecofest), que decorre de 30 de Novembro a 06 de Dezembro, em Dakar, Senegal.

Conforme um comunicado do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a comitiva cabo-verdiana integra artistas, especialistas e empreendedores de diversas áreas, sublinhando o compromisso do país com o reforço da cooperação cultural regional e a promoção da sua diversidade artística.

A delegação abrange expressões como escultura, pintura, fotografia, bem como as tradicionais manifestações culturais de Kola San Jon e Batuco, além de iniciativas empreendedoras na área cultural.

Compõem a comitiva o artista Mano Preto, em representação do Ministério da Cultura, Marcelino Santos, na arte Batik, as empreendedoras Helga Ortet e Helma de Pina, pela Plataforma SoldOut, os escultores Davitson de Almeida e Dervander da Cruz Silva, o pintor Edson Garcia e o fotógrafo Éder Martins.

O grupo de Kola San Jon (Associação Son Jon Revoltiod, de Santo Antão) é representado por João Morais, Élvio Morais, João Delgado, Ana Vasconcelos, António Andrade, Maria dos Reis, Virgínia Lopes e Jair dos Reis. 

Na área do batuco, participam Gil Moreira e o grupo Mocinhus di Interior, representado por Clotilde Varela, Maria Isabel Cardoso, Carla Cardoso, Maria Moreno, Dunia Pina e Raissa Silva.

A participação de Cabo Verde, de acordo com o Ministério da Cultura, reflecte o compromisso do país com o reforço da cooperação cultural regional, reunindo artistas e grupos de várias ilhas e áreas de criação.

O Ecofest, criado em 1987 pela Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), tem como missão valorizar, promover e preservar o património cultural da região.

A edição de Dakar é co-organizada pelas Comissões da CEDEAO e da UEMOA, (União Económica e Monetária do Oeste Africano) em parceria com a República do Senegal, sob o tema “Mudanças políticas e crises: o que pode a cultura fazer?”.

No âmbito do Ecofest 2025, decorre também a Reunião de Especialistas Culturais, que junta profissionais, responsáveis institucionais e decisores políticos para analisar o progresso de iniciativas culturais regionais, identificar desafios e apresentar recomendações estratégicas.

O evento inclui ainda a Reunião dos Ministros da Cultura dos Estados-Membros da CEDEAO, dedicada à deliberação de prioridades estratégicas, análise de questões emergentes, validação de documentos orientadores, incluindo o Plano de Acção para a Restituição dos Bens Culturais e discussão de mecanismos de fortalecimento das indústrias culturais e criativas na região.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar