Santo Antão: Projecto Terras Vivas propõe criação do fórum intermunicipal sobre gestão do património agro-ecossistema desta ilha

Inicio | Ambiente
Santo Antão: Projecto Terras Vivas propõe criação do fórum intermunicipal sobre gestão do património agro-ecossistema desta ilha
23/11/25 - 02:01 pm

Porto Novo, 23 Nov (Inforpress) – A ilha de Santo Antão poderá dispor nos próximos anos de um fórum intermunicipal de gestão do património agro-ecossistema, cuja criação está prevista no quadro do projecto Terras Vivas, que está a ser implementado nesta ilha. 

O património agro-ecossistema de uma ilha, como a de Santo Antão, inclui o conjunto de sistemas de cultivo e a relação com os recursos naturais, que visam a conservação de ecossistemas e a segurança alimentar.

A criação do fórum intermunicipal de gestão do património agro-ecossistema consta do projecto Terras Vivas a que a Inforpress teve acesso, lançado em Santo Antão em 2024 e que tem a duração de quatro anos.

A criação deste fórum será um dos resultados esperados deste projecto que actua nos parques naturais terrestres de Santo Antão, no âmbito do qual prevê-se, igualmente, a elaboração da candidatura de Santo Antão ao sistema Importante do Património Agrícola Mundial (SIPAM).

A candidatura de Santo Antão ao SIPAM, que está equacionada desde 2018, aponta o parque natural de Cova/Paúl/Ribeira da Torre como potencial candidato.

O programa SIPAM, promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), reconhece sistemas agrícolas tradicionais que preservam a biodiversidade, valorizam o conhecimento ancestral e garantem a segurança alimentar das comunidades locais.

O projecto Terras Vivas, voltado para a promoção da gestão sustentável dos recursos naturais, está estimado em um milhão de euros, sendo 90 por cento (%) financiado pela União Europeia e 10% pela FAO.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar