
Lisboa, 20 (Inforpress) – O livro “Humbertona: Minha Vida, o Tempo e o Modo”, editado sob formato de biografia, da escritora cabo-verdiana Fátima Bettencourt, foi apresentado hoje no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa (Portugal), pela Rosa e Porcelana Editora.
A obra, com cerca de 300 páginas, presta homenagem ao músico e diplomata cabo-verdiano Humberto Bettencourt, mais conhecido por “Humbertona”, que foi músico, diplomata e considerado uma das maiores referências do violão cabo-verdiano, falecido em 2023, aos 83 anos.
Em declarações à Inforpress, a apresentadora do livro, Alice Matos, destacou a riqueza narrativa da obra, que estabelece um diálogo entre a autora, que é irmã de Humbertona, e o próprio, resultando numa narrativa plural e intimista.
De entre as “singularidades” do livro, sublinhou a inclusão de testemunhos de mais de 30 amigos de Humbertona, que ajudaram a contar a vida deste artista, que “nunca largou o seu violão”.
Alice Matos recomendou aos cabo-verdianos e não só a lerem o livro desde o prefácio, que considerou “obra de arte”, onde o próprio Humbertona partilha reflexões sobre sua vida, a música e poesia, até as últimas páginas, ilustradas com imagens que complementam as histórias contadas em palavras.
O lançamento do livro, que contou com sala cheia, foi antecedido por um momento musical protagonizado por Humberto Ramos.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar