Santa Catarina do Fogo aprova empréstimo de 85 mil contos e instrumentos de gestão para 2026

Inicio | Política
Santa Catarina do Fogo aprova empréstimo de 85 mil contos e instrumentos de gestão para 2026
19/11/25 - 06:54 pm

São Filipe, 19 Nov (Inforpress) – O pedido de autorização para contratação de empréstimo de 85 mil contos para a reestruturação da dívida e os instrumentos de gestão foram aprovados hoje pela Assembleia Municipal, com votos favoráveis do PAICV e contra do MpD.

O documento foi discutido e aprovado durante a IV sessão ordinária da Assembleia Municipal de Santa Catarina e o grupo que suporta a câmara votou favoravelmente, enquanto a oposição votou contra.

Com a aprovação do pedido, a edilidade de Santa Catarina do Fogo fica autorizada a contrair uma dívida de 85 mil contos junto de uma das instituições financeiras, visando assim reestruturar a dívida do município.

Actualmente, o serviço mensal da dívida ascende a 1.058.584 escudos, dos quais 366.929 escudos correspondem a juros e 691.655 escudos à amortização do capital.

Com o empréstimo de 85 mil contos a edilidade vai substituir as cinco dívidas existentes por uma única operação de crédito, a ser amortizada em 180 prestações mensais de 717.278 escudos, o que irá permitir reduzir “significativamente” o encargo mensal e criar maior previsibilidade na gestão orçamental.

Igualmente os instrumentos de gestão do município para 2026, plano de actividade e orçamento, foram aprovados com votos favoráveis do PAICV (oito) e contra do MpD (cinco).

Já a proposta da nomeação dos novos membros da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE), apresentada pela câmara, foi aprovada por nove votos contra e quatro contra.

JR/JMV

Inforpress/fim

Partilhar