Brava sem registo de vectores de mosquitos este ano "graças a ações de prevenção no terreno"

Inicio | Ambiente
  Brava sem registo de vectores de mosquitos este ano "graças a ações de prevenção no terreno"
18/11/25 - 09:30 pm

Nova Sintra, 18 Nov (Inforpress)- O ponto focal do programa da luta anti-vectorial contra o mosquito na Brava garantiu hoje que a ilha não registou, este ano, qualquer caso de vectores de mosquitos responsáveis por doenças.

David Sanches, que falava aos jornalistas, afirmou que tanto durante a época das chuvas como até a recente chuva as equipas têm intensificado o controlo dos reservatórios de água e a vigilância em várias localidades.

Segundo o responsável, logo após as recentes chuvas, as equipas voltaram ao terreno para verificar depósitos e assegurar que não existiam condições propícias à proliferação de mosquitos.

David Sanches destacou ainda que o método mais eficaz no combate aos vectores continua a ser a utilização do peixe Gambusia, que permanece nos reservatórios e elimina as larvas de forma contínua, embora os medicamentos também sejam úteis, precisam de ser aplicados novamente a cada três meses, ao contrário do peixe, que mantém o controlo de forma permanente.

“Temos uma equipa de sensibilização sempre no terreno, instruindo as pessoas sobre a forma correcta de conservar a água e combater os vetores. Paralelamente, outra equipa dedica-se ao controle directo dos focos de mosquitos, visitando domicílios, reservatórios de uso agrícola e pontos de água utilizados por pastores para os animais”, disse.

Sanches sublinhou ainda que a colaboração da população tem sido decisiva, fazendo bem a sua parte.

Neste sentido admitiu que só o grupo não tem o poder total de controlar e combater os vetores sem o apoio da população.

Apesar dos desafios, o técnico acredita que os esforços estão a dar resultados, notando que cada vez mais habitantes seguem corretamente as instruções de conservação da água e prevenção dos vetores.

Com o resultado desse trabalho conjunto, Sanches confirmou que, até ao momento, não houve qualquer surgimento de doenças transmitidas por mosquitos na Brava este ano, um sinal positivo do impacto das ações de vigilância e sensibilização realizadas na ilha.

DM/JMV

Inforpress/Fim

 

Partilhar