
Sal Rei, 17 Nov (Inforpress) – A Associação Nerina arrancou hoje, em Sal Rei, a primeira campanha gratuita de castração e desparasitação de gatos, que visa travar o “crescimento descontrolado” da população felina na ilha, e tem como meta castrar cerca de 350 animais.
Em declarações à imprensa, a representante da associação, Ignazia Virdis, justificou a urgência da campanha com a falta de castração na comunidade, o que “tem gerado um aumento de gatos de rua”, resultando em queixas em estabelecimentos hoteleiros e restaurantes.
"Sem castração não tem possibilidade de parar essa situação. Tem muito gato na rua, então temos que fazer alguma coisa", afirmou Ignazia Virdis.
Apesar da dificuldade na captura dos animais, para poder atingir essa meta, durante os oito dias da campanha que decorre até 24 de Novembro, a associação conta com a ajuda de dois veterinários internacionais, que reforçam a equipa local.
Conta ainda com o apoio logístico da Fundação Tartaruga no processo de captura dos animais de rua, que tem ajudado a associação na ilha.
Ignazia Virdis explicou que a estratégia consiste no método de captura-castração-devolução, que inclui a utilização de gaiolas especiais para gatos de rua e a identificação dos animais já esterilizados com um corte na orelha, e se não, são levados para cirurgia.
Após a recuperação, os animais serão devolvidos ao local de origem, pois a associação não tem capacidade para acolher a todos.
A associação apelou a todos os proprietários de gatos que levem os seus animais, a partir dos seis meses, para castração, uma medida que indicam que também previne o desenvolvimento de tumores.
A organização aproveitou ainda para alertar para a necessidade de um novo gatil na Boa Vista, que se encontra nos seus projetos, mas indicou que para isso precisam de ajuda e apoio financeiro.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar