Porto Novo/Planalto Norte: Ministério da Agricultura anuncia medidas para mitigar efeitos do mau ano agrícola

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Planalto Norte: Ministério da Agricultura anuncia medidas para mitigar efeitos do mau ano agrícola
17/11/25 - 02:02 pm

Porto Novo, 17 Nov (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente prevê a assinatura de contratos com as associações comunitárias do Planalto Norte para a implementação de projectos geradores de emprego para as famílias afectadas pela seca, apurou hoje a Inforpress.

O delegado desse ministério no concelho do Porto Novo, Joel Barros, avançou à Inforpress que o Ministério da Agricultura e Ambiente vai assinar com as associações Luz Verde do Norte e Topo de Coroa contratos para a abertura de duas frentes de trabalho no Planalto Norte no âmbito do programa do Governo para acção climática e ambiental.

As frentes de trabalho vão incidir nos domínios da conservação de solos e na manutenção de zonas florestais e visam a geração de empregos para as famílias em situação de maior vulnerabilidade.

Joel Barros já tinha dado essa garantia, no sábado, durante a abertura da feira do queijo no Planalto Norte, reconhecendo alguma dificuldade no seio dos agricultores e criadores de gado locais resultante de mais um mau ano agrícola.

Este responsável explicou que houve, este ano, precipitações, mas que, por causa do mau tempo, a produção agrícola e do pasto ficaram muito aquém do esperado, razão pela qual o Ministério da Agricultura e Ambiente já está a preparar medidas com vista a mitigar os efeitos de mais um ano difícil nesse planalto, onde a pecuária é a principal actividade económica.  

Este responsável destacou, porém, o facto de que, mesmo em situação adversa, tem havido alguma produção agrícola e pecuária que tem permitido a realização de feiras um pouco por todo o concelho do Porto Novo.  

Os criadores de gado do Planalto Norte têm estado a defender a necessidade de um plano de apoio à classe, uma vez que “a produção do pasto ficou muito aquém do esperado”.

O presidente da associação Luz Verde do Norte, Maduino Lima, que é também criador, tinha lançado um apelo ao Governo para apoiar os criadores de gado nesse planalto face à ocorrência de mais um mau ano agrícola.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar